Entenda como o TrueNas pode aperfeiçoar o armazenamento de arquivos em rede da sua empresa

O TrueNAS tem sido uma das principais soluções digitais entre empresas que têm sofrido com o armazenamento de arquivos durante a pandemia de Covid-19.

Por conta do regime home office, muitos processos migram para o digital e, por consequência, passam a produzir milhares de informações que ficam salvas e podem comprometer o sistema de armazenamento do seu negócio.

Esses impactos negativos surgem devido à falta de gestão dos dados produzidos e armazenados no storage disponível. Sendo assim, basta apenas aperfeiçoar o armazenamento de arquivos em rede para minimizar problemas, certo? Exatamente!

Justamente por isso, nós da Linux Solutions decidimos criar este artigo e falar mais sobre o TrueNAS, mostrando como esta ferramenta aprimora o armazenamento de arquivos em rede da sua empresa.

O que é o TrueNAS?

Anteriormente conhecido como FreeNAS, o TrueNAS é a atualização definitiva e uma das principais soluções para o armazenamento de arquivos em rede.

Este software de armazenamento e gestão de arquivos suporta diferentes formatos de arquivos e trabalha em formato de open source, podendo ser personalizado e implementado da melhor maneira no dia a dia da sua empresa.

Entre os tantos formatos aceitos pelo TrueNAS estão:

  • CIFS;
  • FTP;
  • NFS;
  • rsync;
  • Protocolo AFP;
  • iSCSI;
  • S.M.A.R.T.

Inclusive, com ele é possível fazer a autenticação local de usuários com proteção plena em relação aos dados armazenados pela empresa.

A partir dele também pode ser feito um RAID via software, com configuração baseada em internet. Essa modalidade de RAID se mostra bem eficaz em empresas com muitos computadores e não perde em nada numa comparação direta com RAID via hardware.

Mesmo com todas essas soluções, o software de armazenamento de arquivos consome pouquíssimo espaço quando instalado, seja em um disco rígido ou até mesmo em um pen drive.

Como o TrueNAS aperfeiçoa o armazenamento?

O TrueNAS tem o propósito de facilitar consideravelmente a gestão de armazenamento de arquivos e justamente por isso você, gestor, encontra dezenas de facilitações.

Mas ao invés de falar de todas, nós da Linux Solutions decidimos apresentar apenas as três maneiras que o software aperfeiçoa o armazenamento de arquivos.

1. Melhora o controle de acesso

A partir da instalação e implementação do TrueNAS, você ganha ainda mais controle de acesso. Desta maneira, você fica mais seguro e consegue fazer a gestão dos arquivos acessados e armazenados pelos seus colaboradores.

2. Aumenta o desempenho

Quando você opta por um software que não dependa do servidor, o consumo de recursos é consideravelmente reduzido. Isso impacta diretamente no desempenho do storage, que agora passa a ser mais rápido e eficiente.

3. Facilita a gestão de armazenamento de arquivos

O TrueNAS possui uma interface web fácil e intuitiva, reunindo todas as principais soluções em um único lugar. Portanto, o gestor de TI consegue fazer toda a administração de armazenamento de arquivos em poucos cliques e com extrema facilidade.

TrueNAS Armazenamento de dados em rede - Faça um Orçamento

Armazenamento, Home office, rede


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 vendas@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento