Storage NAS – O que é e pra que serve Network Attached Storage?
O que você faz quando supera seu armazenamento de dados em um desktop e deseja ter acesso compartilhado aos arquivos e mídia de vários computadores, telefones celulares e tablets? Para profissionais de criação, pequenas empresas e famílias, a solução é um dispositivo NAS – Network Attached Storage, mais fácil de configurar e uma opção mais acessível para armazenamento compartilhado.
Em vez de conectar um dispositivo diretamente ao computador por meio de um cabo USB, os sistemas NAS são conectados à porta Ethernet do seu roteador ou rede Wi-Fi. Permitindo que vários computadores e dispositivos móveis em uma rede compartilhem e acessem arquivos, transmitam vídeo e áudio sem fio e façam backup de computadores e dispositivos móveis a partir de um dispositivo central. Conheça melhor!
O que você precisa saber sobre Storage NAS?
Os sistemas NAS estão disponíveis em vários tamanhos diferentes, eles atuam como hub de mídia central de uma família e escalam até os maiores datacenters. Os sistemas NAS podem ser oferecidos pré-configurados com unidades ou um compartimento não preenchido com compartimentos abertos onde as unidades de disco rígido podem ser inseridas para aumentar a capacidade de armazenamento total ou substituir as unidades.
Os sistemas de armazenamento de rede são úteis em vários ambientes de sistema operacional, permitindo que vários dispositivos acessem arquivos independentemente de seu sistema operacional. Normalmente, o NAS opera em redes Ethernet IP / TCP e fornece facilmente acesso controlado aos seus dados via Wi-fi e Internet.
O NAS permite que os usuários colaborem e compartilhem dados com mais eficiência, principalmente equipes de trabalho localizadas remotamente ou em fusos horários diferentes. Um NAS conecta-se a um roteador sem fio, facilitando o acesso de ambientes de trabalho.
distribuídos a arquivos e pastas de qualquer dispositivo conectado à rede. As organizações geralmente implantam um ambiente NAS como base para uma nuvem pessoal ou privada. Os dispositivos NAS com mais de um disco rígido geralmente têm recursos de RAID para redundância de dados e são a solução de backup mais confiável. RAID significa Redundant Array of Independent Disks e, com esse recurso, seus dados são duplicados em vários discos rígidos. Se algo der errado com uma unidade, você poderá simplesmente substituí-la e seu conteúdo preencherá a nova unidade automaticamente.
Benefícios do Storage NAS
Como os sistemas NAS, é possível armazenar, gerenciar e acessar o conteúdo local ou remotamente de todos os seus dispositivos – o NAS é uma nuvem pessoal segura para seus dados e é a melhor solução para os usuários que estão procurando:
- Grande capacidade de armazenamento acessível
- Fácil de configurar e configurar, usa conexão Ethernet padrão
- Acesso remoto e streaming de todo o seu conteúdo
- Compartilhamento de arquivos em vários dispositivos
- Backup de vários computadores dentro de sua rede automaticamente
- As unidades NAS de vários compartimentos fornecem redundância RAID de disco rígido para proteger seus dados
- Configurar permissões de usuário, privilégios de pasta e restringir o acesso aos documentos
Compartilhe com a gente sua experiência com Storage NAS!
Está procurando implementar este poderoso sistema na sua empresa? Então não deixe de conferir a solução de Storage TrueNAS que a Linux Solutions leva até você! Em caso de mais dúvidas sobre esse assunto, deixe nos comentários abaixo!