Neofetch: o que é esta ferramenta e quais são suas funções?

Você já ouviu falar do Neofetch? Hoje, essa ferramenta está cada vez mais popular por tornar a interpretação dos comandos mais amigáveis aos olhos, tornando mais visuais e, consequentemente, ergonômicos aos olhos.

Na prática, a partir desta ferramenta, as informações passam a ser exibidas de modo mais amigável. Tanto informações sobre sistema operacional, softwares e hardwares ficam mais fáceis de serem visualizadas.

Para algumas distribuições Linux, especialmente aquelas mais voltadas à produtividade, minimalismo e alto desempenho, esse acréscimo pode fazer toda a diferença por facilitar a interpretação de comandos de modo visual.

Hoje, a Linux Solutions, empresa referência em consultoria e soluções baseadas em Linux, apresenta o Neofetch, explicando o que é, as funções disponíveis e como utilizá-lo a favor do seu negócio!

O que é ergonomia na programação?

A ergonomia diz respeito às condições que o corpo humano é submetido ao realizar determinada tarefa. Na programação, a ergonomia diz respeito à postura e também ao esforço por parte dos olhos ao ler e interpretar comandos. Muitas vezes, o esforço em visualizar dados em contraste causa a sensação de exaustão mais rapidamente e, portanto, limita a produtividade.

Em contrapartida, considerar soluções de ergonomia durante as diferentes etapas da programação garante mais produtividade durante o dia. Isso porque a sensação de cansaço tarda mais a surgir, assim como as dores no corpo deixam de ser um empecilho caso considere os ajustes adequados à cadeira, mesa, teclado, mouse, etc.

O que é Neofetch?

O Neofetch é uma ferramenta de interpretação e visualização de linhas de comandos baseado em bash. O uso desta ferramenta serve para exibir dados do SO, de softwares ativos e hardwares usados de modo mais agradável aos olhos, tendo estética e visual mais úteis, e estando disponíveis em mais de 150 distribuições baseadas em Linux.

Atualmente, esse acréscimo tem como principal propósito capturar telas da sua programação, assim como apresentar informações úteis para outros usuários. Além disso, há recursos para considerar estatísticas e diagnósticos baseados nos dados do seu sistema.

Neofetch tem quais funções?

As funções do Neofetch buscam facilitar a interpretação de dados e personalizar o seu terminal de acordo com as suas próprias preferências.

Na prática, as informações mostradas são exibidas ao lado do logo do seu SO por padrão. Porém, você consegue configurar uma imagem, arquivo ASCII, papel de parede ou simplesmente nada.

Indo além disso, a flexibilidade desta ferramenta permite que você exiba qualquer tipo de informação que bem entender. Com o uso de sinalizadores de linha de comando e de arquivo, é possível configurar e alterar as saídas de informações já existentes, inclusive adicionar saídas novas e personalizadas.

Onde baixar o Neofetch?

Para baixar o Neofetch mais recente, que está na sua versão 7.1, basta ir à página oficial da ferramenta disponível no agregador de soluções Github. Para isso, você pode clicar neste link e baixá-lo em instantes!

 

ergonomia na programação, Linux, Neofetch


Paulo Henrique Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.