Afinal, qual distribuição Linux devo utilizar na minha empresa?

Encontrar a distribuição Linux mais indicada para o seu negócio não é uma tarefa fácil, afinal há várias distro disponíveis.

Justamente por ter tantas opções, dificilmente você encontra a melhor opção sem antes se dedicar para longas pesquisas, analisando o ambiente de trabalho oferecido e as aplicações usuais no dia a dia.

Para explicar mais sobre como achar a distribuição do Linux ideal para sua empresa, nós da Linux Solutions criamos este artigo e preparamos um guia completo que deve tirar todas as suas dúvidas!

O que é uma distribuição Linux?

Como não existe uma versão classificada como oficial, o Linux trabalha com diferentes distribuições. Ou seja, a distribuição Linux pode ser entendida como uma versão do sistema operacional.

A partir destas diferentes distribuições, você encontra características distintas que podem ser favoráveis ou não ao dia a dia da sua empresa.

Para deixar mais claro em relação à distribuição Linux, o software desenvolvido por Linus Torvalds serve como controle entre as interações de programas baseados no sistema Linux e o hardware em si.

Desta maneira, cabe a distribuição, também chamada de distro, definir o melhor design para o usuário, a forma de instalação e os suportes disponíveis ao usuário.

Embora tudo funcione através de um open source, todas as distros são excepcionais e funcionam com primazia. Inclusive, muitas distribuições trazem guias e manuais de utilização já na instalação.

Contudo, justamente essa grande variedade de opções torna a tarefa de encontrar a melhor distribuição Linux algo tão difícil.

Qual a diferença entre uma distribuição Linux e outra? Como escolher uma para mim? Entende sobre isso tudo clicando aqui!

Distribuições Linux mais populares

A melhor distro Linux é aquela que garante mais vantagens para o seu dia a dia, então você conhecê-las e compará-las antes da escolha final.

Veja abaixo um pouco mais sobre as distribuições Linux mais populares!

1. Ubuntu

O Ubuntu é, sem dúvidas, o distro mais popular dentre todos e também um dos mais usuais. A interface é bem amigável, embora nada possa ser feito sem uma linha de comando.

Ele tem atualizações gratuitas e costuma ser bem estável e utilizável em ambientes corporativos.

É importante destacar que esta distro fica entre as melhores formas de começar a utilizar o Linux como sistema operacional principal, justamente pelas facilidades extras que ela conta, auxiliando bastante a vida de quem ainda não sabe lidar com linhas de código.

2. Linux Mint Cinnamon

O Linux Mint Cinnamon pode ser a melhor saída para quem pretende trocar de distro, mas não quer fugir muito da interface do Windows 10, que aqui é bastante similar.

Ele utiliza repositórios parecidos com aos do Ubuntu, porém a busca pela similaridade com o Windows acaba por confundir um pouco.

Em relação às atualizações, essa distro costuma receber uma única mudança por ano, tornando todo o sistema operacional bem estável.

Fora isso tudo, o Mint Cinnamon traz aplicativos já instalados, como uma versão mais modesta do “Word”, um navegador, aplicativos de música, entre outros programas.

3. Fedora

A distribuição Linux Fedora trabalha baseado na distribuição Red Hat, sendo perfeito para ambientes corporativos por garantir o máximo de segurança e eficiência.

Ela utiliza a interface conhecida como GNOME na versão padrão, mas você pode adaptá-la para versões alternativas a partir de spins.

Fora isso, o ponto mais interessante é a Fedora ter a sua própria base. Ou seja, a distro conta com gerenciador de pacotes diferentes e tem repositórios próprios.

As atualizações são bem frequentes, mas mesmo assim dificilmente os bugs prejudicam a experiência do usuário.

distribuição linux, Fedora, Linux Mint Cinnamon, ubuntu


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - vendas@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento