Gerenciar arquivos pelo Shell no Linux: saiba como fazer

Gerenciar arquivos pelo Shell, no Linux, não é uma tarefa tão simples entre os usuários pouco acostumados. Felizmente, isso não significa que o gerenciamento de arquivos seja difícil ou mais complicado.

Pelo contrário, muitas vezes, você consegue e reúne todas as informações que precisa a partir de poucos comandos. Isto é, você digita um único termo e encontra diferentes informações sobre o seu dispositivo.

Hoje, a Linux Solutions apresenta e mostra como é fácil gerenciar arquivos pelo Shell a partir de comandos bem simples e básicos!

Como gerenciar arquivos pelo Shell?

Com o terminal aberto, você consegue gerenciar arquivos pelo Shell rapidamente. Em poucos minutos é possível criar atalhos ou simplesmente copiar diretórios inteiros a partir de comandos bem fáceis.

Entre os comandos mais indispensáveis estão:

1. Comando para copiar arquivos ou diretórios

Não há como fazer o gerenciamento de arquivos sem saber copiar arquivos. Justamente por isso, o Shell possui um comando que é capaz de copiar arquivos ou diretórios inteiros a partir da sintaxe: cp pasta/arquivo pasta/.

Vale destacar que “pasta” é o caminho a ser seguido e “arquivo pasta” é o nome final do documento.

O mesmo comando também serve para diretórios. Aqui, você deve incluir um -R para copiar mais arquivos e subdiretórios dentro do documento a ser copiado. Desta forma, o comando final fica assim: cp -R diretório/ destino/.

2. Comando para criar diretório

Para gerenciar arquivos pelo Shell, outro comando igualmente útil é a criação de uma pasta do zero. Para usá-lo, basta utilizar a sintaxe mkdir e em seguida o nome.

Deste modo, o comando completo fica: mkdir [nome do novo diretório].

3. Comando para mover e renomear no Shell

O mv é outro comando útil para gerenciar arquivos no Shell. Nele, você consegue mover arquivos ou diretórios e até mesmo nomeá-los.

Para mover um arquivo ou diretório com ele, você deve usar o seguinte comando: mv [nome da pasta]/[caminho do destino]. Para renomear, basta usar: mv [nome do arquivo] [nome do arquivo atualizado].

4. Comando para apagar arquivos e diretórios

Não há como gerenciar arquivos pelo terminal Shell se não houver como apagar arquivos ou diretórios facilmente. Felizmente, você encontra comandos que realizam esta tarefa para você e com pouquíssimo esforço.

No terminal, você consegue inserir o -d mais o nome do diretório ou recorrer ao rmdir e nome do diretório. Caso haja arquivos, você deve acrescentar -r [nome do diretório].

5. Comando para procurar por arquivos

Não há como gerenciar arquivos no Shell sem a função de pesquisar e encontrar arquivos específicos dentro do sistema operacional. Aqui, vale destacar que há duas formas principais de buscar e encontrar arquivos.

A primeira forma é bem simples, cabendo ao usuário utilizar o comando: find /[nome do diretório] -name [nome do arquivo e formato]. Vale destacar que é importante acrescentar o formato, como .txt, caso contrário a pesquisa fica mais difícil.

Uma vez que você não se lembra do nome do arquivo, basta substituir o nome por um * e inserir o formato do arquivo. No fim, a sintaxe fica desta forma: find /[nome do diretório] -name [*.txt].

Nuvem privada, Redução de gastos, Segurança da informação

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - vendas@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento