Por que utilizar o Samba como servidor de domínio da minha rede?

Samba linux

O Samba é um software livre que permite realizar a reimplementação do protocolo de rede SMB/CIFS. Embora tenha sido criado para integração com um domínio de servidor Windows, ele é uma boa opção para o Linux, e para a maioria dos sistemas operacionais do modelo Unix.

Quer conhecer melhor as vantagens do servidor Samba para Linux? Então, não perca o artigo de hoje.

O que o Samba faz?

O Samba é uma suíte de programas que permitem a interoperalidade entre servidores Linux e clientes Windows. Ele é composto de dois programas principais: smbd e nmbd. Eles permitem a implementação de quatro serviços CIFS básicos: serviços de arquivos e impressões; autenticação e autorização; resolução de nomes; e navegação.

Além disso, o Samba ainda vem com uma série de utilidades adicionais. Podemos citar, por exemplo, o SWAT – Samba Web Administration Tool, que permite configurar o servidor remotamente; ou o SMBclient, que permite conectar a SMB remotos para compartilhar e transferir arquivos ou enviá-los para impressoras.

Por que o servidor Samba para Linux?

Existem vários motivos para escolher o Samba como servidor de domínio da sua rede. Em primeiro lugar, o Samba é livre (ou seja, um software de código aberto); isso significa que seu código pode ser alterado e aprimorado para atender a necessidades particulares dos usuários.

Além disso, por seu formato de distribuição, ele representa uma opção de custo mais acessível do que outros softwares de licença comercial.

Continuando nossa lista de vantagens: o Samba está em desenvolvimento desde 1992. Ele atualmente chegou a sua versão 4.0 (na realidade, 4.4.2, para ser mais exato), a qual é considerada um substituto completo da versão 3.0 anterior. Ela trouxe aprimoramentos bem recebidos pelos usuários. Podemos mencionar, dentre estes aprimoramentos, a integração completa com Active Directory e a inclusão de suporte ao RSAT.

Outra vantagem do Samba é a segurança. Ele permite uma abordagem flexível da segurança de rede. O servidor Samba para Linux implementa, tanto quanto possível, os protocolos mais atualizados, para permitir operações de arquivo e impressão mais seguras no cliente MS Windows. O Samba pode ser protegido de conexões originadas fora da rede local através de proteção host-based ou outros métodos. O Samba também pode ter um reforço de segurança através da definição de Entradas de Controle de Acesso (ACEs).

O Samba é relativamente prático de operar. Ele pode ser gerenciado através da interface gráfica do Windows, mesmo que o servidor seja um Linux. Ele traz DNS, kerberos e LDAP integrado. Também é possível realizar a integração do Samba com um servidor proxy Squid, o que reduz o consumo de conexão e reduz o tempo de resposta na navegação.

Para completar, existe uma série de fontes de suporte às quais você pode recorrer quando necessário para solucionar dúvidas e dificuldades com o Samba. Há vários fóruns e sites sobre o assunto na internet. O próprio time desenvolvedor também pode ser contatado através de grupos de e-mail oficiais, que conectam a comunidade de usuários do Samba. Ou você pode optar por um suporte mais rápido e eficiente, e falar diretamente com especialistas em servidores Linux, como a equipe da Linux Solutions.

O servidor Samba para Linux oferece uma alternativa de excelente desempenho e com todos os recursos necessários para configu rar a rede da sua empresa, quer seja uma rede com poucos ou vários clientes.

Está curioso para saber mais sobre o que é o Samba para Linux, e como ele pode ser implementado em sua empresa? Entre em contato conosco por e-mail ou telefone. Estamos aguardando seu contato!

Baixe o E-book 50 softwares gratuitos para você ganhar produtividade sem gastar dinheiro

Solicite um diagnóstico gratuito

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Oliveira

Linux, Samba


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento