O que é Devops? Como montar sua primeira pipeline? Saiba aqui!

A entrega contínua (CD) é uma parte essencial do ciclo de vida do DevOps. Isso garante que os desenvolvedores de software / aplicativos sempre criem pontos para a produção. Para que isso aconteça, toda vez que o código é atualizado, ele deve ser continuamente construído, testado e implantado. É aqui que entra o Jenkins Pipeline.

No DevOps, a integração contínua e a entrega contínua (CI / CD) são obtidas por meio do Jenkins Pipeline. Usar o Jenkins Pipeline para CD permite que o software seja entregue com versões mais rápidas e frequentes. Isso ajuda a incorporar os comentários em cada versão subsequente.

Ainda tem dúvidas sobre o que é devops? antes de continuar a leitura clique aqui e saiba mais!

O que é o pipeline Jenkins?

Jenkins Pipeline é uma combinação de tarefas para fornecer software contínuo usando Jenkins.

Um pipeline do Jenkins é composto de vários estados ou estágios e são executados em uma sequência, um após o outro. JenkinsFile é um arquivo de texto simples usado para construir um pipeline como código no Jenkins. Ele contém código Groovy Domain Specific Language (DSL), que é fácil de escrever e legível por humanos.

Você pode executar JenkinsFile separadamente ou também pode executar o código do pipeline na IU da Web do Jenkins. Existem duas maneiras de criar um pipeline usando Jenkins.

Declarativo – uma nova maneira de construir Jenkins Pipeline. Aqui, você escreve um código bacana contendo blocos de pipeline, que são arquivados em um SCM (Gerenciamento de código-fonte)
Com script – forma de escrever código bacana, onde o código é definido dentro de blocos de “nós”.
Antes de entrar na demonstração, se você não instalou o Jenkins, instale-o primeiro. Certifique-se de que o Jenkins esteja instalado e funcionando em seu sistema.

Crie um pipeline

É assim que se parece um fluxo de pipeline do Jenkins, que consiste em vários estágios entre os desenvolvedores que criam software (codificação) e o software que é enviado para produção.

Vamos criar um pipeline declarativo.

No painel do Jenkins, clique em Novo item. Em seguida, insira um nome de item, por exemplo “Primeiro pipeline” e selecione o projeto “Pipeline”. Em seguida, clique em OK.

Clique na guia Pipeline, e coloque o código Groovy abaixo.

pipeline {
agent any
stages {
stage('Build') {
steps {
echo 'Hi, GeekFlare. Starting to build the App.'
}
}
stage('Test') {
steps {
input('Do you want to proceed?')
}
}
stage('Deploy') {
parallel {
stage('Deploy start ') {
steps {
echo "Start the deploy .."
}
}
stage('Deploying now') {
agent {
docker {
reuseNode true
image ‘nginx’
}
}

steps {
echo "Docker Created"
}
}
}
}
stage('Prod') {
steps {
echo "App is Prod Ready"
}
}
}
}

O código Groovy acima estou usando para JenkinsFile. Qualquer agente disponível é atribuído ao pipeline. Em seguida, defino a etapa de construção e executo uma etapa de eco simples. Em seguida, defino a etapa de teste em que a etapa pergunta se você deseja continuar ou não. Depois disso, criei um estágio de implantação, que possui dois estágios adicionais em paralelo. A etapa de início da implantação tem uma etapa com o comando echo, e a implantação agora tem uma etapa que extrai uma imagem docker do Nginx no nó. Por fim, há uma etapa Prod com uma etapa echo simples.

O pipeline explicado acima tem estágios que incluem etapas simples para você entender como funciona. Depois de aprender como construir um pipeline, você pode adicionar mais complexidade e também construir pipelines complexos.

Depois de ter o código na guia Pipeline, clique em Aplicar e Salvar. Por fim, clique em Build Now para começar a construir o pipeline do Jenkins que você acabou de criar.

desenvolvimento, devops, pipeline


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - vendas@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento