Software livre é inseguro?

tuxdormindo

Uma dúvida que atinge grande parte das pessoas ao decidir optar por um software, é sobre se é verdade que o software livre é seguro. Apesar de sempre ouvirem na rede, fica a dúvida.

Afinal, o que faz de um software livre seguro?

Vamos começar tirando algumas dúvidas! O que é software? Bom, software nada mais é do que um programa de computador, que possui um conjunto de instruções para ele funcionar, que são descritas no seu código. O sistema operacional Linux e o Windows 10 são exemplos de softwares. Assim como tudo que funcionam neles, como o Firefox, Opera e outros aplicativos.

Agora os softwares livres possuem os códigos abertos, ou seja, esses códigos são visíveis para os usuários. Além disso, eles permitem que sejam realizadas mudanças no sistema, a fim de propor melhorias, e essas mudanças geralmente são realizadas por um programador. O software livre, diferentemente dos softwares fechados não podem ser comercializados, pelo contrário, sua distribuição é feita de forma gratuita, normalmente é possível encontrar em sites na internet.

Você já entendeu o que significa software e o que é um software livre. Mas você deve estar se perguntando, como sei que é um software livre seguro? E é sobre isso que vamos falar agora, sobre a melhoria que o software livre seguro traz para seus usuários.

Por que o software livre é seguro?

Já que possui o código fonte aberto, diferentes empresas podem prestar suporte a esses produtos, e isso diminui os gastos de usuários, empresas e governos. E consequentemente, você estará realizando uma economia, já que não precisará procurar por alguém especifico para arrumar os problemas causados pelo software.

Em relação à segurança, ele é menos popular do que os softwares de código fechado, e por possuírem códigos abertos, acabam atraindo muito menos os criminosos, pois é menos vantajoso, e até menor desafiador.

Com o passar dos anos, o que antes era uma tarefa complicada de se fazer, hoje em dia é muito comum e fácil mexer em sistemas com software abertos, qualquer pessoa iniciante consegue usar os programas livres. Mas isso não faz com que o software livre seja inseguro, ele continua sendo muito seguro. A vantagem do software livre é que pessoas de todo o mundo podem contribuir e fornecer opções de mudanças e soluções desenvolvidas na criação do software. Dessa forma, as pessoas debatem, discutindo soluções e buscando uma ação preventiva em relação a possíveis ameaças no software.

Bom, já deu para perceber que o software livre é seguro, não é mesmo? Então não caia na besteira de acreditar que os softwares de códigos fechados são mais seguros pelo simples fato dos códigos serem fechados. Software como o Windows são facilmente hackeados, e não possuem uma segurança como o Linux (que possui código aberto) oferece. Além de ser mais seguro, o custo para manter um software livre é bem mais em conta do que o de um software de código fechado. As vantagens de optar pelo software livre são enormes. Aproveite!

Baixe o E-book 50 softwares gratuitos para você ganhar produtividade sem gastar dinheiro

Infográfico Gratuito: 10 Indicadores de Redes

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento