Skip to main content

5 valiosas dicas para gerir um time de TI

5 valiosas dicas para gerir um time de TI

A cada dia mais importante dentro das empresas, uma boa equipe de TI é capaz de determinar o sucesso ou fracasso de alguns projetos nas empresas. Sejam elas grandes ou pequenas, as empresas precisam se atentar muito em quem está em sua equipe profissional.

Por isso, saber gerir uma equipe é essencial. E quando tratamos de um grupo de TI, alguns cuidados devem ser tomados e alguns pontos mais significativos devem ser levados em conta na hora das decisões mais importantes.

E para conseguir fazer bem esse papel, saber com quem está se lidando é primordial. Entender bem o grupo é capaz de transformar um time profissional em uma grande máquina de produtividade. Fazendo assim, você se tornar um chefe com maior representatividade na empresa que trabalha.

Além disso, trabalhar com seu grupo de maneira sábia faz com que se possa administrar melhor as atividades. Distribuir melhor todas as tarefas e fazer com que todos no grupo tenham a mesma importante e representatividade no grupo. Acompanhe nossas 5 dicas!

Comunique-se

Primeiro grande passo para se ter sucesso numa empresa é comunicar-se bem. Quando se trabalha em equipe, é preciso saber lidar muito bem com a comunicação. Qualquer informação que seja transmitida de maneira ambígua, deixa a chance de ser interpretada de maneira equivocada.

Se sua equipe de TI trabalha alinhada com projetos e alguns outros serviços da empresa, é necessário que, não apenas seu setor, mas todo o time trabalhe muito bem com a comunicação.

Fator primordial para que se exerça um bom trabalho e se tenha um andamento correto de todos os projetos envolvidos.

Objetivos alinhados

Todos pensando com uma única cabeça. É assim que deve ser trabalhado projetos dentro de um grupo de TI. Assim, todos terão o mesmo foco e determinação capazes de trazer os resultados que são planejados.

Dessa forma, todos precisam trabalhar com os escopos dos projetos que estão em andamento, para que seja possível um conjunto unânime e que apresente objetivos comuns com o decorrer do trabalho.

Prazos

Atenção para os prazos. Quebrar a entrega de algum material pode fazer com que todo o andamento do projeto seja destruído. Então, o líder da equipe deve trabalhar muito bem com o monitoramento dos prazos que o grupo deve seguir.

Em equipes de TI, é essencial que se faça um direcionamento correto dos períodos e, se necessário, o replanejamento das atividades.

Motivação

Como em qualquer equipe, nos grupos de TI a motivação é importante para fazer com que o conjunto trabalhe bem e satisfeito de estar junto e unido.

Por isso, promover ações motivacionais é função do líder do grupo, que ajudará na tarefa de unir o grupo e torná-lo feliz para se ter maior produtividade.

Postura de líder

Quem lidera é o líder. Assim, essa pessoa deve se portar como tal. Em grupos de TI não basta delegar funções para a equipe.

É preciso se mostrar disponível para ajudar a todos, incentivar e mostrar confiança. Ou seja, deve representar muito bem como um líder se porta na frente do grupo.

Conheça nossos produtos

comunicação, motivação, prazos

Deixe um comentário