Skip to main content

O uso do Linux no mundo atual: saiba como funciona

O uso do Linux no mundo se mantém em alta e hoje segue como a principal solução de empresas interessadas no mercado de TI e automação de processos. Além da personalização, integração e gestão mais eficiente, as distros Linux estão em alta durante a hiperconectividade por serem open source.

Para entender melhor, hoje a Linux Solutions preparou este artigo e reuniu as principais tendências do uso do Linux no mundo!

Qual o estado da indústria no mundo?

Para entender o uso do Linux no mundo, vale destacar as atuais necessidades das tantas indústrias no Brasil e fora dele. Hoje, a hiperconectividade e a Internet of Things (IoT) resultam em soluções sob medida para diferentes empresas, especialmente entre os grandes negócios.

Hoje, todo pequeno negócio consegue implementar um serviço de atendimento ao cliente (SAC) automatizado por conta de apps e softwares abertos ao público. Do mesmo modo, profissionais autônomos podem recorrer aos programas de edição de imagens para criar cards profissionais e sem necessariamente investir altos valores.

Por exemplo, uma fabricante de pneus que automatiza o processo de separação. Para este desafio, a empresa recorre ao Linux e cria um projeto compartilhado por dezenas de profissionais que, juntos, criam um robô para realizar a separação de acordo com a necessidade da empresa.

O papel do uso do Linux no mundo

Atualmente, o uso do Linux no mundo significa mais avanço no acesso democrático de soluções digitais e na maior qualidade de serviços baseados em computação.

Hoje, o Linux está presente diretamente ou indiretamente em diferentes produtos e serviços.

As páginas da web, por exemplo, costumam ser hospedadas em servidores baseados em Linux, assim como os dispositivos móveis, como celulares e tablets, que têm o sistema operacional baseado no kernel desta importante distro.

Com cada vez mais dados em mãos, os empreendedores procuram formas de otimizar e garantir um processo mais eficiente. Nisso, eles automatizam, digitalizam e buscam serviços criados do zero.

Aqui, inclusive, vale destacar que o uso do Linux no mundo não gera um aumento de custos. Pelo contrário, por ser eficiente, personalizado e ao mesmo tempo open source, as distros Linux se tornam a melhor relação entre custo e benefício.

Neste sentido, um projeto baseado em Linux se inicia para atender as necessidades cada vez mais específicas de pequenas, médias e grandes empresas.

Por fim, vale destacar que toda essa mudança acontece agora. Na América Latina, 70% das empresas estão investindo em automação de acordo com a MIT Technology Review

 

 

Nuvem privada, Redução de gastos, Segurança da informação