Entenda o que é inventário de TI e veja dicas de como gerenciar

O inventário de TI é o que determina se as suas soluções digitais terão ou não sucesso no dia a dia da sua empresa. Em outras palavras, toda a maturidade tecnológica do seu negócio depende da infraestrutura proporcionada por você.

Porém, do mesmo modo que a sua implementação impacta diretamente em vários serviços, a sustentação da área tecnológica depende de ações práticas que devem ser geridas da melhor maneira possível.

Com isso em mente, nós da Linux Solutions decidimos criar este artigo e mostrar como fazer uma boa gestão do inventário de TI do seu negócio, tendo em mente uma boa maturidade de TI.

O que é inventário de TI?

O inventário de TI é o compilado de todos os hardwares que são usados para que as operações e serviços de tecnologia da sua empresa aconteçam de fato.

Os serviços de TI são implementados a partir de softwares e hardwares em um negócio. Portanto, o profissional responsável pelas informações digitais da empresa precisa considerar os fatores físicos e informatizados.

Com isso em mente, considere-se que não há nenhuma forma de gestão das atividades de TI da sua empresa.

Caso algum problema grave surja e comprometa as operações diárias, fica muito difícil localizar e encontrar a fonte de algum erro, porque as origens podem ser físicas ou digitais.

Porém, se houver um inventário de TI devidamente gerenciado, os erros são encontrados com mais facilidade e as perdas podem ser minimizadas ao máximo.

Deseja fazer seu inventário de TI? Acesse nosso artigo e faça o seu!

Qual a importância e como gerir ativos de TI?

O inventário de TI deve ser gerenciado para tornar todas as decisões da área de TI da empresa mais assertivas possíveis. Ou seja, novas implementações ou mudanças são realizadas de uma maneira que minimize falhas e aumente resultados.

Por exemplo, sem uma gestão de TI, dificilmente você consegue fazer um monitoramento adequado da sua própria infraestrutura tecnológica. Esse erro pode ser algo extremamente grave se houver uma falha que permita ataques de cibercriminosos.

Além disso, há outras inúmeras práticas que mostram a importância da infraestrutura de TI ter um gerenciamento.

Entre outras vantagens, a mais importante é a antecipação de problemas. Isto é, um armazenamento precário ou desatualizado pode ser encontrado e solucionado com bastante antecedência.

Deste modo, pequenos erros são consertados a tempo de não serem grandes dores de cabeça para empresários e gestores.

O gerenciamento da infraestrutura da tecnologia também impacta nos processos e nas soluções oferecidas pela empresa. Isso porque todos os processos são considerados durante uma gestão de TI.

Assim, um software pode ser somado ao planejamento estratégico e ganhar retoques que melhorem a experiência do usuário.

Fora isso tudo, outro ponto de destaque é o crescimento constante que um bom gerenciamento da infraestrutura de TI proporciona.

Uma vez que as operações digitais estão na direção certa, o gerenciamento será um responsável direto para fazer com que os resultados positivos se mantenham em crescimento

Por fim, a importância do inventário de TI se dá pela redução de custos que uma boa administração proporciona ao negócio.

Uma vez que todas as atividades são monitoradas e os erros passam a ser minimizados, os gastos operacionais podem ser realocados em mais investimentos ou até mesmo em novas soluções para a área de TI.

Sendo assim, mantenha o seu inventário de TI sempre organizado e devidamente monitorado. Em caso de dúvidas, nós da Linux Solutions estamos de prontidão para ajudá-lo!

GLPI – Helpdesk de TI - Faça um Orçamento

gerenciamento, Inventário de TI, Redução de custos


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - vendas@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento