Quais as vantagens de utilizar uma nuvem privada

Uma das principais soluções no mundo corporativo é a adesão ao sistema de nuvem privada.

A razão dessa popularização se dá por muitos motivos e um desses motivos é a segurança da informação que a tecnologia proporciona. Porém, além disso, a ferramenta também pode ser usada para vários outros fins.

Por conta da importância do tema, nós da Linux Solutions preparamos este conteúdo com todas informações para entendê-la e como ela pode ajudar a sua empresa!

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem é a tecnologia responsável por hospedar a grande quantidade de dados produzidos no mundo digital, sendo a internet o elo responsável pelo conteúdo consumido (música, vídeos, imagens etc) e o seu computador, celular ou tablet.

Tudo que você acessa ou toda a informação que você produz na internet fica salvo em grandes servidores e pode ser acessado graças à computação em nuvem.

Para usar um exemplo fácil, este artigo só pode ser lido pois a informação aqui produzida está salva em grandes servidores externos e a sua internet está fazendo a ponte entre o conteúdo e o seu computador ou celular.

Quer mais um exemplo? Veja esse artigo!

As vantagens da nuvem privada para empresas

Qualquer empresa que tenha processos digitalizados podem obter vantagens por meio da tecnologia, principalmente se os seus negócios necessitem segurança da informação, serviços de backup diários ou prontidão para acesso.

Entre as principais vantagens da nuvem privada estão:

Portabilidade fácil

Imagine que você tenha uma operadora de planos odontológicos e precise mudar o seu endereço: como faz para transportar todos os servidores? Não faz!

Apenas o cloud computing proporciona servidores remotos que podem ser acessados a partir de qualquer lugar. Ou seja, em casos de mudanças de endereços, não há nenhuma preocupação a respeito dos servidores.

Redução de gastos

Uma vez que você reduza os números de PCs e outros hardwares do seu espaço e de softwares pagos, a redução de gastos como luz e planos de programas é sentida ainda no primeiro mês.

Segurança da informação

Vamos voltar ao exemplo da operadora de planos odontológicos e agora imagine que o seu acesso foi comprometido. Isto é, os servidores locais ficaram comprometidos e isso permitiu que invasores pudessem roubar dados bancários. Como explicar isso aos clientes!? Através do cloud computing, a segurança da informação passa a ser ainda mais rígida, já que os servidores remotos são ainda mais difíceis de serem hackeados, sendo quase impossíveis.

Facilidade de acesso

Uma das principais vantagens da nuvem privada é a facilidade extra de acesso.

Ou seja, mesmo que você tenha viajado para outro país, caso a sua máquina esteja devidamente configurada e com acesso à internet, é possível ter acessos aos dados salvos nos servidores remotos.

Trabalho remoto

A nova realidade do trabalho remoto já está entre nós e quando a sua empresa conta com uma nuvem privada, todas as mudanças necessárias ficam consideravelmente mais fáceis.

O trabalho remoto pode ser vantajoso por vários motivos de acordo com a empresa e a nuvem privada permite que isso aconteça com tranquilidade.

Quer saber como criar a sua própria nuvem privada? Acesse nosso artigo aqui!

Nuvem privada, Redução de gastos, Segurança da informação


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Comments (4)

Os comentários estão desativados.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - vendas@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento