pfSense: Saiba o que é preciso para proteger a sua rede

O pfSense é sinônimo de segurança em centenas de milhares de empresas, mas mesmo assim poucos gestores conhecem o software de firewall definitivo para proteger os processos digitais de um negócio.

Em geral, essa baixa popularização desta solução se dá pela baixa maturidade de TI entre as empresas brasileiras e a recente queda da área.

Segundo o IDC Brasil, o mercado de infraestrutura de TI caiu 15,2% em 2019 e o cenário pessimista deve ter sido mantido em 2020.

Para apresentar e falar mais sobre o pfSense, nós da Linux Solutions criamos este artigo e vamos falar um pouco sobre esse importante software de firewall.

O que é o pfSense?

O software de firewall pfSense é open source, customizável para diferentes tipos de workflow e, acima de tudo, trabalha como uma solução completa e definitiva.

Em linhas gerais, o pfSense se mostra entre as soluções de segurança para a rede de qualquer empresa por oferecer medidas de proteção extremamente avançadas, encontradas somente em firewalls mais caros e pouco acessíveis.

Além disso, este software de firewall possui uma plataforma web bem clara e intuitiva. Nela, você faz o login de maneira controlada, tendo os dados das máquinas visitantes, e consegue executar diversas medidas que mantém a rede do seu negócio segura.

Inclusive, você pode agendar tarefas em instantes e criar IPs virtuais caso seja necessário.

Fora isso, há ainda diversos serviços extras relacionados à segurança dos processos digitais da empresa.

Como se instala o Firewall PFsense? Veja tudo aqui!

Como o pfSense protege a empresa?

A partir de todas as soluções e da devida implementação do pfSense, o seu negócio evita dezenas de riscos que poderiam afetar diretamente os processos digitais da empresa.

Entre as tantas medidas de segurança, nós da Linux Solutions decidimos mostrar os principais riscos evitados com este software de firewall.

1. Mantém o sistema mais estável

Um firewall que sofre de instabilidade pode ser a porta de entrada de ameaças à rede. A partir do pfSense, a empresa conta com um sistema web estável e, principalmente, sem falhas na rede.

2. Sistema web para gerenciamento

Outro ponto positivo e que protege os processos digitais do seu negócio é a escolha por um sistema web para gerenciamento de todas as tarefas relacionadas à empresa.

A partir dele, você, gestor, consegue fazer o controle de todas as atividades e agendar tarefas a partir de uma interface bastante intuitiva. Em consequência, isso gera mais otimização do tempo e, por consequência, de recursos operacionais.

3. Reduz os recursos utilizados pelo servidor

Os recursos utilizados do servidor por parte do pfSense são mínimos e quase sempre não geram nenhum impacto no desempenho de outras tarefas.

Isso apenas reforça que com este software de firewall é possível ser eficiente de maneira otimizada.

Implementação e treinamento de pfSense

Aqui na Linux Solutions você encontra serviços de implementação e treinamento do software de firewall pfSense, garantindo proteção plena e definitiva para o seu negócio.

Caso tenha alguma solução de rede já utilizada, não se preocupe, pois a instalação do sistema de firewall acontece de maneira totalmente integrada.

Ficou interessado ou quer saber mais? Conheça o pfSense em nosso site e fale com um especialista da Linux Solutions!

Firewall Pfsense - Faça um Orçamento

Firewall, pfsense, Web gerenciamento


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - vendas@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento