Novidades do Linux 5.17: conheça todas as melhorias

O Linux 5.17 já está disponível e com isso muitos usuários têm se perguntado sobre as novas adições do popular sistema operacional.

Em resumo, o SO atualiza drivers, corrige a falha de segurança e altera a atualização 5.17 rc1, que provocou mudanças e erros em softwares antes funcionais nas tantas distros disponíveis.

Hoje, a Linux Solutions reúne todas as novidades do Linux 5.17 e explica as adições mais úteis aos usuários deste sistema operacional!

Lista de novidades do Linux 5.17

A lista de novidades do Linux 5.17 é bastante extensa. Aqui, você descobre as principais melhorias e os recursos mais bem vindos.

Os processadores da nova geração, tanto da AMD quanto da Intel, receberam ajustes com o foco de aumentar a compatibilidade com as placas gráficas Alchemist, nova linha de GPU da Intel.

Inclusive, essa nova atualização do Linux também beneficia a Intel em outros fatores. Com o Linux 5.17, essa linha de GPU conta com atualizações sem a necessidade de reiniciar o sistema. Então, assim que as atualizações forem feitas, elas já garantem melhorias.

Outras melhorias também dizem respeito à atualização de drivers.

Agora o Linux é compatível com diferentes placas-mães da linha Asus, tendo suporte de sensor de hardware funcional. Outra adição é o driver de monitoramento para dispositivos da NZXT e suporte aos teclados da linha Apple Magic, mesmo os modelos com teclado número e impressão digital.

Mais um destaque está no driver x86 Android Tablet. Agora reconstruído, ele deve fornecer soluções para dispositivos antigos que estão baseados em kernels Linux recentes. Essa nova medida também serve para distros na versão 5.17.

Ou seja, aparelhos mais ultrapassados devem rodar novos sistemas com mais facilidade a partir do Linux 5.17.

Suporte para canetas e mais

Um problema até então incômodo das distros Linux era a dificuldade de utilizar canetas stylus em telas de toque. Felizmente, esta dificuldade chegou ao fim por conta da nova atualização.

Hoje há suporte à Universal Stylus Initiative (USI) e abre mais possibilidades para quem utiliza este tipo de gadget. Inclusive, as canetas estão mais acessíveis no geral e independente do fornecedor.

Mais uma novidade está no sistema de arquivos mapeados por ID, que agora acontecem a partir de diferentes formatos.

Há ajustes também em relação ao BTRFS e Ext4 com foco no ganho de desempenho.

Agora, caso haja cópia de chaves, os dados não serão reincidentes e pode reduzir pela metade os dados registrados. Já o Ext4 se beneficia a partir de uma nova API de montagem e o suporte otimizado em rótulos get/set fs.

Outras mudanças também incluem:

– Suporte ARM64 ao kernel concurrency sanitizer (KCSAN);

– Suporte Intel AMX para virtualização kVM;

– O driver de host virtual Xen USB repassa o suporte USB aos Xen guests.

Para conferir a lista completa das mudanças, clique aqui e confira todos os detalhes da atualização do Linux.

Nuvem privada, Redução de gastos, Segurança da informação

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - vendas@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento