Como otimizar os custos de TI durante a crise econômica?

Como otimizar os custos de TI durante a crise econômica

Nos dias atuais, são inegáveis os benefícios que a tecnologia da informação (TI) pode trazer para uma empresa, afinal, quem tem informação tem poder. E poder controlar esses dados pode fazer a diferença na hora de vencer um concorrente.

Então, como otimizar custos de TI da sua empresa sem perder os benefícios que esse conhecimento oferece? Acompanhe nossas dicas!

Monitorar a infraestrutura com soluções tecnológicas

Como se trata de algo que trará retorno para sua empresa, não estamos falando de gastos, mas em como reduzir os custos de investimento em TI que a sua empresa pode e deve fazer em tempos de crise econômica.

Monitorar essa infraestrutura é estratégico para empresa, e, para isso, é importante:

  • Identificar os problemas antes que eles afetem a segurança dos dados ou a experiência dos usuários.
  • Prevenir problemas, pois isso é sempre menos oneroso e desgastante do que resolver problemas que já aconteceram.
  • Garantir que seus funcionários não desperdicem tempo com o que não é importante e que ele esteja foca em suas tarefas.
  • Ter acesso a diversas métricas relacionadas ao desempenho da organização. Ao analisá-las você será capaz de tomar ações que melhorem a prestação dos serviços como um todo.

Selecionar a equipe certa

A escolha dos membros da sua equipe é muito importante. Ela é, de fato, quase tão importante quanto os produtos e serviços que ela oferece aos seus clientes. Os custos das empresas com funcionários e colaboradores podem representar até metade dos custos de um projeto de TI.

Se você investir em tecnologias e aplicativos corretos, já é possível realizar o agendamento de reuniões de projetos, realizar a organização de metas, entre outras pautas, e assim possibilitar que um grupo maior de pessoas trabalhe sob a gerência de um único executivo, sem perder a eficiência.

Aumentar a produtividade dos colaboradores

Mais uma vez, alertamos para a importância de se ter funcionários e colaboradores focados e trabalhando da melhor maneira possível para que se tenha um rendimento melhor.

Com funcionários produzindo melhor, a sua empresa só tem a ganhar.

  • Estabeleça metas, repasse informações básicas e a visão estratégica por trás de cada projeto, atividade ou tarefa. Para que eles trabalhem mais conscientes do que estão fazendo, e, assim, estejam sempre motivados.
  • Mesmo tendo a melhor equipe, ela não conseguirá render o que deveria se trabalhar com equipamentos defasados. Invista em ferramentas adequadas, implante soluções intuitivas que ajudem os usuários a reduzir horas manuais e melhorem a precisão na identificação de problemas.
  • Dê feedbacks em tempo real, quer seja negativo ou positivo. Isso economiza tempo, e, assim, é possível minimizar os erros. Quando o feedback for positivo, faça questão de reconhece-lo publicamente.

Fortalecer a comunicação interna

Faz parte do processo de otimizar gastos de TI fazer com que os departamentos da sua empresa tenham uma comunicação interna integrada.

Pedir para as equipes sugestões de como agilizar os processos ou tarefas que eles executam aumenta a eficiência da empresa.

Realize reuniões semanais ou mensais entre os departamentos para garantir que todos estejam alinhados e trabalhando de maneira conjunta e não individualizada.

Essas são dicas importantes pra tempos díficeis. Revisa-as e implemente todas que conseguir!

Baixe o E-book 50 softwares gratuitos para você ganhar produtividade sem gastar dinheiro

Infográfico Gratuito: 10 Indicadores de Redes

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Oliveira

custos


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento