Uma visão geral do monitoramento no ambiente de TI
No campo de suporte de TI, existe um procedimento chamado de “monitoramento”. Trata-se de uma verificação executada na infraestrutura da rede, para garantir que tudo está funcionando adequadamente e identificar possíveis problemas, acelerando o processo de manutenção. O monitoramento de infraestrutura é cada vez mais importante, especialmente com o número crescente de dispositivos que dependem de conexão em rede nas empresas. Vamos entender mais sobre este assunto.
Itens que participam do monitoramento de TI
Na realização do monitoramento de TI, alguns itens serão verificados. Entre estes itens, os principais são: servidores, estações de trabalho, links, switches, storages, roteadores, firewalls e backups. Vale a pena mencionar que o monitoramento de TI envolve tanto o monitoramento da rede quanto dos equipamentos.
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Vantagens do monitoramento
Gestão estratégica de TI
A primeira vantagem de realizar o monitoramento no ambiente de TI é que esta prática fornece informações importantes para a própria gestão estratégica de TI. Através do monitoramento é possível coletar dados sobre falhas na infraestrutura e brechas na segurança de rede. Também é possível elaborar projeções sobre as demandas da empresa por expansões nos recursos de TI disponíveis, como a necessidade de aumentar a memória do servidor. Com estes dados, o gestor pode buscar alternativas que promovam a melhoria e proteção do ambiente de TI da empresa.
Desempenho constante
Como a maioria das empresas atualmente utiliza muitos recursos que dependem do TI – sistemas de gerenciamento, aplicativos e armazenagem de dados em rede local ou em nuvem – é essencial que o desempenho do ambiente de TI seja constante, confiável. Caso haja um problema na infraestrutura, muitas atividades comerciais, financeiras e até produtivas podem ser afetadas. Para agravar esta situação, o tempo necessário para realizar um reparo costuma ser longo. Portanto, prevenir estes problemas através do monitoramento de TI é a melhor alternativa.
Redução de prejuízos
Chamamos de “downtime” o tempo perdido quando ocorre um problema que afeta o funcionamento dos serviços críticos de TI de uma empresa. Uma pesquisa elaborada pela empresa americana Forrester mostrou que uma hora de downtime pode acarretar prejuízos de até U$1 milhão – pois, como você já viu no item anterior, a empresa depende dos recursos de TI para manter suas atividades em pleno funcionamento. Trabalhar na prevenção do downtime, através do monitoramento de infraestrutura, permite reduzir (ou eliminar) estes prejuízos. Ou seja, é uma forma garantida de economia para a empresa.
Softwares úteis para o monitoramento de TI
Para realizar o monitoramento, é preciso um software adequado. Algumas das melhores opções disponíveis são softwares de código aberto. É o caso do Nagios e do Zabbix. Embora os dois sejam bons softwares de monitoramento de rede e infraestrutura, o Nagios é mais robusto em termos de recursos. Por outro lado, o Zabix tem uma maneira mais “visualmente amigável” de apresentar os dados. A escolha de um ou outro vai depender das necessidades de sua empresa e do perfil da equipe de TI responsável pelo monitoramento.
Como você provavelmente percebeu ao longo deste post, o segredo do monitoramento de TI está na antecipação dos problemas. A antecipação permite analisar a situação, melhorar a estrutura e prevenir o problema. Aos poucos, a repetição deste processo leva a uma infraestrutura de TI cada vez mais sólida e eficaz.
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