Como planejar a aquisição de novos recursos de rede e servidores?

novosservidores

No contexto empresarial, planejar significa estabelecer as etapas necessárias para um projeto ou empreitada ser concluída e atingir todos os seus objetivos com sucesso. Além de ser uma atividade realizada frequentemente em setores como marketing e vendas, o planejamento também faz parte da rotina do departamento de TI, principalmente quando o seu time pretende adquirir novos recursos de rede e servidores para a sua infraestrutura.

Esse planejamento antecipado da aquisição de novos recursos é crucial para os responsáveis pela área de TI alinharem a infraestrutura ao crescimento da empresa e evitarem o desperdício de recursos financeiros. No post de hoje, listaremos os passos que devem ser dados para a realização de um bom planejamento e mostraremos por quê você deve contar com uma ferramenta de monitoramento na hora de realizar essa tarefa. Veja:

3 passos para a aquisição de novos recursos de TI

1. Verifique quais recursos já estão disponíveis

O departamento de TI de muitas empresas conta com recursos que são capazes de atender uma demanda muito superior à que os softwares e aplicações realmente precisam em um determinado momento. Como resultado, o negócio acaba não utilizando parte dos recursos e perdendo parte do capital investido para adquiri-los, que deveria estar sendo utilizado em outras áreas da empresa, como marketing e vendas.

Daí a importância dos gestores, antes de adquirirem os recursos, verificarem aqueles que já estão disponíveis e por quanto tempo eles poderão ser utilizados até o próximo investimento. Dessa forma, o departamento conseguirá aproveitar ao máximo os recursos disponíveis até o momento em que a empresa precisar de uma maior capacidade de computação, além de não desperdiçar parte do capital com algo que não será utilizado.

2. Consulte os colaboradores e os fornecedores

Os profissionais de TI também precisam participar do planejamento da aquisição de novos recursos. Eles deverão identificar os ativos de TI necessários para a continuidade dos trabalhos por um determinado período de tempo e também para a infraestrutura poder responder aos incidentes críticos de maneira eficiente. Os gestores também deverão consultar os fornecedores para avaliarem as soluções que serão adquiridas.

3. Defina os recursos que serão adquiridos

Depois de verificar os recursos que já estão disponíveis e consultar os colaboradores e fornecedores, chegou a hora de definir os ativos de TI que deverão ser adquiridos pela empresa. É importante lembrar que, antes da aquisição, os gestores também precisam definir o modo como a sua equipe implementará os novos recursos na infraestrutura, sem que isso afete os projetos em andamento e suas atividades cotidianas.

A importância da utilização de uma ferramenta tecnológica

É inegável o fato de que a tarefa de planejar a aquisição de novos recursos de TI é bem complexa e pode demorar muito tempo para ser concluída. Isso acontece porque os gestores e colaboradores precisam coletar dados acerca da infraestrutura para definir o que precisará ser ou não adquirido. Mas todo esse planejamento pode ser facilitado, desde que eles contem com uma ferramenta de monitoramento de redes e servidores.

Com ela, os responsáveis pelo departamento podem coletar e analisar facilmente os dados relacionados ao uso da infraestrutura. Eles podem verificar, por exemplo, a utilização do disco e saber exatamente quando o espaço disponível será esgotado. Com a ferramenta de monitoramento, eles também conseguem detectar o desperdício de recursos, como disco, memória e largura de banda de rede, e realocá-los para uma melhor utilização.

Como podemos ver, o planejamento da aquisição de novos ativos é algo crucial para que haja um adequado alinhamento entre a infraestrutura de TI e a capacidade de computação que a empresa realmente necessita para um determinado momento. E quando realizado com base nos dados coletados em tempo real por uma ferramenta de monitoramento de redes e servidores, esse planejamento se torna ainda mais eficaz.

E então, pronto para começar a planejar a aquisição de recursos de TI para a sua empresa? Agora aproveite para conhecer a ferramenta de monitoramento Zabbix ou deixar as suas dúvidas relacionadas à esse assunto nos comentários!

Baixe o E-book 50 softwares gratuitos para você ganhar produtividade sem gastar dinheiro

Conheça a solução de Monitoramento Zabbix

capacidade de planejamento

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento