As vantagens do monitoramento proativo para o ambiente de TI

Business project

Vamos imaginar que uma das suas atividades favoritas é passear em parques. Certo dia, você acorda, vê que o céu está ensolarado e logo tem a ideia de ir para um determinado parque. Mas no caminho, o céu fica nublado e você começa a se lamentar por não ter verificado a previsão do tempo antes de sair de casa. Você até pode tentar voltar, mas as chances de não ser pego pela chuva e ficar completamente seco são mínimas.

Todo este transtorno ocorreu simplesmente porque você não foi proativo e não monitorou a previsão do tempo antes de tomar qualquer decisão. Este cenário é bem semelhante ao que ocorre no ambiente de TI de muitas empresas, em que os responsáveis não se importam em monitorar de maneira proativa os servidores e só promovem ações quando desastres impactam a infraestrutura e geram prejuízos para o negócio.

Abaixo, listamos as principais vantagens do monitoramento proativo para o ambiente de TI da sua empresa. Não deixe de conferi-las:

4 vantagens do monitoramento proativo de TI

1. Rápida detecção e correção de problemas

A primeira vantagem que os responsáveis pela área de TI obtêm com o monitoramento proativo é a capacidade de detectar antecipadamente os problemas que venham a ocorrer em servidores, equipamentos de rede, banco de dados e outros componentes importantes da infraestrutura. Assim, eles podem tomar medidas rápidas para corrigi-los, antes que gerem um impacto negativo em todo o ambiente corporativo da empresa.

2. Redução ou eliminação do tempo de inatividade

Depois de ser descoberto, um desastre passa a ser foco dos profissionais e gestores do ambiente de TI, que, juntos, agirão para contorná-lo o mais rapidamente possível. Isto reduz ou até mesmo elimina o tempo de inatividade, que, segundo a companhia Dunn & Bradstreet, é responsável por gerar US$ 46 milhões em prejuízos por ano para 59% das empresas listadas no ranking da Fortune 500.

3. Minimização dos prejuízos gerados pelo desastre

Segundo um estudo realizado pela Emerson Network Power, as empresas perdem algo em torno de US$ 5.000 por minuto em um desastre. Todo esse prejuízo é gerado por diversos fatores, incluindo a redução do número de vendas, a perda de clientes e a queda na produtividade da equipe. Mas ao monitorar o ambiente de forma proativa, os profissionais podem minimizar esses prejuízos e evitar que a empresa seja impactada por eles.

4. Melhoria da qualidade dos serviços prestados

Com o monitoramento proativo contínuo do ambiente de TI, a empresa tem a possibilidade de deixar seus serviços disponíveis 24×7 para seus clientes. E quando possíveis desastres ocorrerem, os responsáveis poderão contorná-lo rapidamente, de maneira a não impactarem a experiência e a satisfação dos consumidores. Isso aumenta a reputação da empresa e a permite ganhar vantagens competitivas no mercado.

Sendo assim…

O monitoramento proativo do ambiente de TI é fundamental para a empresa reduzir ou eliminar o tempo de inatividade da sua infraestrutura, minimizar os prejuízos gerados pelo desastre e, principalmente, melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Mas um monitoramento proativo eficaz, que gere resultados para o negócio, só pode ser feito através de ferramentas desenvolvidas para este fim.

O Zabbix, por exemplo, é um software de monitoramento de rede e infraestrutura altamente eficaz que realiza ações automatizadas para corrigir problemas, como reiniciar um determinado serviço ou ativar um servidor de reposição. E se as primeiras ações não forem suficientes, ele executa outras e notifica os gestores do ambiente de TI ou técnicos especialistas para contornarem o problema.

Esta notificação talvez seja um dos principais benefícios do Zabbix. Assim que ocorre um evento que merece a atenção dos responsáveis, o software envia para eles uma mensagem via e-mail, Jabber (protocolo XMPP) ou SMS. Assim, eles ficam cientes do problema e podem tomar decisões para contorná-lo a tempo, antes que gere prejuízos incalculáveis para o ambiente de TI e para a própria empresa.

E então, ficou convencido de que sua empresa deve monitorar proativamente o seu ambiente de TI? Agora aproveite para entrar em contato conosco e saber mais sobre o software Zabbix! E se tiver ficado com alguma dúvida, escreva-a no campo de comentários abaixo!

Baixe o E-book 50 softwares gratuitos para você ganhar produtividade sem gastar dinheiro

Conheça a solução de Monitoramento Zabbix

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Oliveira

disponibilidade, Zabbix


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento