Proteja sua rede com um firewall Linux!
A principal função de um firewall é proteger as redes, seja ele empresarial ou doméstica. Essa proteção deve ser realizada do mundo exterior (internet) para o interior da sua empresa ou casa.
No artigo de hoje, qual é a importância do firewall linux e como ele pode fazer diferença na vida do seu negócio e família.
A chegada da banda larga, com ligações cada vez mais eficazes, tornou mais fácil a navegação, comunicação e compartilhamento de informações entre os usuários através da grande rede. Não só o lazer se tornou mais eficaz, mas também o trabalho e a execução de tarefas também se tornaram mais ágeis e fáceis de serem realizadas.
Porém, nem tudo são flores, porque, com os benefícios, também começaram a aparecer as ameaças. A proliferação de vírus e o forte trabalho dos hackers, em diversas máquinas, sejam elas corporativas ou pessoais, está mais forte do que nunca.
Para não ser uma vítima desse ataque, muitos programas e ferramentas foram criados para proteger o sistema, defendê-lo e mantê-lo em um bom funcionamento, por meio de técnicas desenvolvidas ao longo dos tempos. Dentre essas ferramentas, é claro que não podemos deixar de lado o firewall.
Principais razões para sua empresa investir em segurança
Nós costumamos trancar as nossas portas e janelas e, até mesmo, instalar alarmes, grades e sistema de segurança em nossa casa para evitar que acessos indesejados cheguem a ela.
O firewall tem uma função parecida da dos nossos cadeados, pois ele “tranca” todas as janelas, portas e qualquer entrada do computados, fazendo com que só pessoas autorizadas entrem e saiam dele.
O Firewall é configurado com algumas pré definições que permitem que as portas fiquem abertas para que os programas sejam utilizados, mas cada usuário pode criar a sua permissão de acordo com a sua necessidade.
Falando mais tecnicamente, o firewall tem a responsabilidade de controlar os dados que são transferidos pelo seu computador e para o seu computador, por meio da internet. Além da prevenção da transmissão de informações confidenciais e pessoais para outro local, impedindo uma invasão por um “software malicioso” ou por uma pessoa desautorizada.
Vale ressaltar que a presença do firewall não dispensa a instalação de um bom antivírus. Ele aparece como um filtro ou alfândega que barra a passagem de dados enviados e recebidos pelo seu computador.
O antivírus precisa estar lá para que não haja nenhum risco de que uma comunicação mal interpretada passe despercebida. Mas calma! Porque isso, normalmente, só ocorre quando o proprietário de um computador não o manuseia da forma correta.
Conclusão
A melhor forma de manter a sua rede sempre segura é configurando o firewall de forma que ele bloqueie qualquer acesso incomum. Talvez pareça um pouco exagerado, mas esse passo é básico. O firewall Linux protege sua rede com um servidor seguro e confiável.