Entenda a importância da comunicação corporativa e a domine
A comunicação corporativa é o princípio de qualquer novo contrato. Contudo, a tecnologia avançou e impactou nos processos comunicacionais de centenas de negócios Brasil adentro.
Assim, a comunicação de empresas precisa considerar a tecnologia na hora de elaborar planejamentos e ações, mas não somente como uma forma de comunicar, e sim uma maneira de impactar na perspectiva de atuais e futuros parceiros.
Para explicar com todos os detalhes este importante assunto, nós da Linux Solutions elaboramos um artigo completo sobre comunicação corporativa.
O que é comunicação corporativa?
A comunicação corporativa é um conjunto de ações para enviar uma mensagem a ser recebida por atuais e potenciais parceiros de uma empresa.
As ações podem variar de acordo com o tipo de formato comunicacional adotado, como vídeos, flyers, anúncios, outdoors etc. Por conta do encontro da comunicação empresarial com a tecnologia, novos formatos surgiram.
Em geral, os novos formatos proporcionam uma comunicação mais próxima e direta com o público. Nas redes sociais, por exemplo, as mensagens são enviadas e a possibilidade de encontrar comentários favoráveis ou não a sua peça é enorme.
Sendo assim, o caráter da comunicação corporativa passou a sofrer mudanças diretas em decorrência do tempo.
Importância da comunicação corporativa nos negócios
Qualquer empresa é regida por missão, visão e valores, e a comunicação empresarial permite que esses ideais possam ser entendidos pelo público alvo. Com isso, o negócio passa a ter uma posição de destaque na mente dos atuais e potenciais clientes.
Por conta da transformação digital, as relações no mundo corporativo passaram a ter ainda mais importância.
Assim, posicionamentos favoráveis e contras determinados acontecimentos na sociedade civil também impactam em uma empresa.
Além disso, a comunicação corporativa também é importante por conta da perspectiva dos colaboradores do seu negócio.
Com uma reputação positiva, os profissionais de diferentes áreas ficam mais motivados e se identificam com os posicionamentos da empresa. Em linhas gerais, esse ambiente amigável favorece entregas e resultados ainda melhores.
Inclusive, 32% dos brasileiros passaram a sentir que sua vida profissional piorou durante a pandemia, segundo dados da pesquisa realizada pela consultoria de estratégia Oliver Wyman com cerca de 4 mil brasileiros.
Esse dado reforça, e muito, a necessidade de implementar uma boa comunicação corporativa para alcançar um ambiente favorável aos profissionais da empresa.
Formas para melhorar a comunicação empresarial
Com uma comunicação empresarial cada vez mais globalizada, antenada em causas sociais e hiperconectada, é natural que haja formatos que sejam tendências para os próximos anos.
Veja abaixo os principais formatos para a comunicação corporativa que nós da Linux Solutions separamos!
1. Comunicação automatizada
A comunicação de empresas com seus clientes e parceiros está cada vez mais imediata. Para isso acontecer, a tecnologia criou soluções de respostas automatizadas a partir de chatbots e o aprendizado de máquina.
2. Criação de aplicativos
Hoje, o aplicativo se tornou mais um alicerce no mundo empresarial e criou mais um formato para enviar mensagens com a missão, a visão e os valores de uma empresa.
Felizmente, o acesso à criação de aplicativos sob medida está ainda mais democratizado e pode ser criado com um custo mais baixo.
3. Marketing de conteúdo
Com a popularização de blogs, vídeos e podcast, o uso do marketing de conteúdo na comunicação corporativa também tem sido uma solução para gestores e empresários.
Atualmente, conteúdos produzidos para blogs, canais do YouTube e serviços de streaming de áudio ajudam na promoção de centenas de negócios ao mesmo tempo que entrega um conteúdo rico e único.
A comunicação entre os funcionários de sua empresa tem sido insuficiente? Conheça o Jitsi.org, uma solução completa de comunicação corporativa confiável, rápida e de baixo custo.