Distribuições alternativas do Linux: quais são as melhores?

As distribuições alternativas do Linux são formas de buscar e encontrar sistemas operacionais (SO’s) mais adequados a sua necessidade, operando conforme as suas expectativas e resolvendo problemas frequentemente presentes em determinadas distros.

Hoje, essas versões alternativas baseadas em Linux estão cada vez mais populares. Com a alta demanda por profissionais qualificados, a busca por SO’s mais variados cresce e, à medida que o tempo avança, os novos programadores encontram suas preferências.

Tendo isso em mente, a Linux Solutions, referência em sistema Linux no Brasil, decidiu listar as 3 principais distribuições alternativas do Linux, mostrando onde encontrar e baixar cada versão. Portanto, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!

Principais distribuições alternativas do Linux

Indo além do Mint, Ubuntu e SUSE (ou openSUSE como alguns preferem), há distros igualmente úteis e alternativas viáveis entre novos programadores.

Hoje, essas versões se destacam por considerarem funções e recursos indispensáveis, mas, simultaneamente, trazem possibilidades mais abrangentes. Para novos devs, isso é bastante útil, afinal garante um conhecimento mais amplo e sem nenhum tipo de amarra!

Veja abaixo a lista das distribuições alternativas do Linux mais conhecidas!

1. Zorin

O Zorin OS é uma distribuição Linux baseada no popular Ubuntu, uma das distro mais populares entre os usuários Linux. Hoje, o Zorin se destaca entre aos usuários novatos ou com pouca familiaridade com o Linux.

Em pequenas e médias empresas, o Zorin pode ser facilmente classificado como uma alternativa ao Windows por conta da sua interface mais amigável e orientada aos usuários recém familiarizados com as vantagens do sistemas baseados em Linux.

Onde baixar o Zorin OS?

O Zorin OS pode ser baixado no site oficial, disponível neste link!

2. Pop_OS!

O Pop_OS! está entre as distribuições alternativas do Linux que mais cresce nos últimos anos e se mantém firme entre as distros com mais acesso por dia, de acordo com o ranking DistroWatch.

Atualmente, esta distro baseada em Ubuntu chama atenção por trazer um gnome personalizado. Por conta disso, todo o design é mínimo e não apresenta distrações ou formas de tirar o seu propósito enquanto programa ou realiza determinada tarefa.

Onde baixar o Pop!_OS?

O Pop!_OS pode ser baixado no site oficial, disponível neste link!

3. Lite

Como o próprio nome sugere, o Linux Line busca ser leve e amigável aos novos usuários, estando entre as distros mais amigáveis e assistenciais aos usuários recém adeptos do Linux.

Além de ser bastante amigável aos novos usuários, esta distro é baseada nas distribuições Ubuntu e Debian, disponibilizando softwares frequentemente requisitados, como pacotes empresariais, leitores de mídia e outros softwares de uso mais diário.

Onde baixar o Lite?

O Lite pode ser baixado no site oficial, disponível neste link!

Qual a melhor distribuição Linux?

Não há como classificar a melhor distribuição Linux. Isso acontece porque cada versão possui particularidades e atende diferentes tipos de perfis.

Para encontrar a melhor distribuição para o seu negócio, a Linux Solutions segue à disposição para auxiliá-lo e apresentar as tantas soluções disponíveis para cada tipo de problema!

 

distribuição alternativas linux, distribuição linux, Linux


Paulo Henrique Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.