Por que a sua empresa precisa fazer backups constantes de servidores?

backup

Infelizmente, ainda não existe uma única solução de segurança capaz de proteger as empresas de todos os desastres pelos quais elas estão sujeitas. Algumas contam com ferramentas que asseguram a integridade de sua rede e evitam que ameaças internas impactem o ambiente corporativo. Já outras possuem soluções que minimizam as chances de cibercriminosos roubarem seus dados e paralisarem todas suas operações.

Mas estas tecnologias não são capazes, por si só, de proteger os servidores das empresas contra falhas humanas e catástrofes, como incêndios e alagamentos. É por isso que os gestores precisam recorrer à realização de backups, para que os dados hospedados nos servidores estejam, de fato, seguros. A seguir, explicaremos as razões pelas quais toda empresa deve fazer backups constantes de servidores. Não deixe de conferi-las:

4 razões para sua empresa fazer backups de servidores

1. Possibilita a restauração imediata dos dados

Quando uma empresa sofre um desastre, suas atividades e processos acabam sendo paralisados. Isso porque seus colaboradores não têm acesso à informações importantes, tais como e-mails, planilhas e dados de clientes. Sem essas informações, eles não podem dar continuidade ao seu trabalho. E quanto maior for o tempo em que eles passam sem esses dados, maiores serão os prejuízos gerados para a empresa.

Mas se a empresa tiver feito um backup de seus servidores, então os seus dados estarão preservados após o incidente. Isto permitirá que ela se recupere rapidamente, reduza o tempo de inatividade e entregue à equipe as informações de que ela precisa para dar continuidade às suas atividades. E se o backup tiver sido feito na nuvem (cloud computing), então a restauração dos dados poderá ser ainda mais rápida.

2. Elimina o trabalho de recriar todos as informações

Vamos supor que uma empresa teve o seu escritório incendiado. Se ela não possui backups de seus dados, então ela acabará perdendo todos eles. A única solução, neste caso, é delegar aos funcionários a tarefa de recriar todos os dados. Mas esta empreitada pode levar meses ou até anos para ser concluída, o que a torna inviável para muitas empresas. Em um cenário como esse, as chances delas voltarem a operar no mercado são mínimas.

3. Demonstra a conformidade da empresa com os regulamentos

Muitos setores da economia, como o financeiro e o da saúde, estão criando seus próprios regulamentos referentes à proteção de dados sigilosos. Esses regulamentos obrigam as empresas a manterem cópias de informações de clientes e registros de negócios por um longo período de tempo. Se uma organização não cumpri-los, então ela corre o risco de ser multada pelas comissões reguladoras ou obrigada a ter suas operações paralisadas.

4. Gera vantagens competitivas para o negócio

Hoje, as empresas precisam ter acesso imediato a todos os seus dados para poder atender rapidamente as necessidades tanto de seus clientes como do próprio mercado. O backup de servidores pode dar vantagens competitivas, permitindo que seus dados sejam recuperados imediatamente após uma catástrofe. Um tempo menor de inatividade também permite que a produtividade da equipe não seja afetada pelo desastre.

4 razões para sua empresa fazer backups de servidores

Muitas empresas não reconhecem que seu ambiente corporativo é vulnerável e que seus métodos e soluções de proteção de dados não são suficientes para protegê-lo adequadamente, até o dia em que um desastre definitivamente ocorre. E quando este impacta o seu ambiente, já é tarde demais para os gestores tomarem medidas para evitá-lo. Esta negligência, na maioria das vezes, custa muito caro para o negócio.

O que os responsáveis pela área de TI devem fazer é reconhecer o fato de que a organização não está totalmente protegida e buscar maneiras de evitar que seus dados sejam perdidos após um desastre, seja ele provocado pelo homem, seja pela natureza. Uma dessas maneiras é realizando backups de servidores. Estes podem ajudar a empresa a se recuperar totalmente após um desastre, independentemente de sua magnitude.

Viu só quantas razões para sua empresa realizar backups de seus servidores? Agora aproveite para conhecer a solução de backup Bacula que a Linux Solutions implementa e suporta ou deixe suas dúvidas sobre esse assunto nos comentários abaixo!

Conheça a solução de Backup Bacula

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento