O que podemos esperar como Futuro da TI?
O conceito estratégico está sendo transformado devido às mudanças no mundo digital, onde a estrutura competitiva, a forma de condução dos negócios e as fronteiras entre os setores de uma indústria estão evoluindo.
As áreas de TI de uma organização estão sendo forçadas a atuar com automação inteligente, orçamentos referentes à tecnologia descentralizados, conceitos de armazenamentos em nuvem, e agora temos também a inteligência artificial, gerando uma nova demanda comercial. Todas as essas mudanças ocorrem em pouco tempo e demandam uma expertise muito maior dos profissionais de TI. Veja mais!
Avanços tecnológicos
Graças à natureza dinâmica, a tecnologia está sempre evoluindo, onde a cada novo dia que surge, uma nova tendência aparece como uma solução em potencial, que demanda das empresas uma adaptação de processos rápida, para que suas operações sejam mais eficazes em seus processos. Conheça um pouco mais das tendências que estão crescendo no mercado, passando uma fotografia de como será o futuro da TI:
Indústria 4.0
A computação cognitiva, inteligência artificial e a Internet das Coisas são apenas alguns conceitos que estão em alta quando falamos sobre o que nos espera em relação ao futuro da TI. Todas essas inovações fazem integração com a Internet, através de comandos e operações, que são capazes de pensar e também de executar diversos comandos.
A indústria 4.0 promete novos desafios para as empresas no que diz respeito ao suporte que as empresas necessitarão, para que não fiquem por fora, desatualizados, dessa onda de conceitos inovadores de automação. A promessa são objetos com inteligência própria, portas com abertura automática ou luzes que acendem/apagam por sensores de presença ou outra tecnologia e esses são apenas alguns exemplos que esse conceito pode fazer.
Avanços significativos na comunicação:
Existe uma grande demanda no mercado para que os sistemas de comunicação evoluíam, no contexto de TI. Um estudo realizado por uma consultoria americana, demonstra que os assistentes pessoais estarão conectados por controle de voz representarão mais de 3MM de dólares daqui a dois anos.
É possível prever uma expansão contínua neste setor, onde a TI precisa acompanhar as tendências, buscando novas tecnologias para integrar tudo em algo único. O desenvolvimento da IA- Inteligência Artificial e também soluções de alto desempenho podem auxiliar a adaptação com essa nova realidade.
Experiência e expertise analítica:
A demanda por ferramentas que sejam capazes de fornecer dados em larga escala para subsidiar ações dentro de uma organização está crescendo a cada dia no mercado. O uso do Big Data Analytics está liderando essa demanda, pela procura de soluções robustas que atendam a essa necessidade informacional, onde o Brasil está liderando essa frente, com cerca de 46% dessa demanda do mercado.
As possibilidades são infinitas, uma vez que a tecnologia está em constante evolução e crescimento, mas podemos esperar máquinas que tem decisões de forma independente, banco de dados de alta performance com uma cadeia de dados unidas, para fornecer e alimentar todo o informacional de uma empresa, utilização de ERPs com uma frequência muito maior e expertise em Inteligência Artificial, principalmente em setores que ainda não estão dentro dessa realidade.