Graylog: conheça o melhor software de gerenciamento de logs

O Graylog é um software de gerenciamento de logs e se destaca por oferecer uma experiência definitiva aos gestores de TI. Na prática, a indexação e a busca de logs acontecem com máxima segurança, confiabilidade e, acima de tudo, com custo mínimo.

Hoje, a gestão de logs está entre as principais responsabilidades durante uma aplicação. Muitas vezes, a falta de controle dos logs provoca atrasos, embaralha-se entre servidores, torna sistemas mais lentos e, em casos mais graves, provoca a perda definitiva de dados na rede.

Como resposta, a melhor forma de fazer a gestão dos logs dentro da sua empresa pode ser os softwares especializados. Contudo, com a paridade de preços em dólar e o alto custo, recorrer a certas licenças se torna tão difícil quanto à gestão de logs na raça. Felizmente, há o Graylog!

Considerado por muitos como o melhor software de gestão de logs, o Graylog provoca algumas dúvidas entre os usuários. Por conta disso, a Linux Solutions, sinônimo de excelência em soluções Linux e especialista em softwares livres, preparou este conteúdo e reuniu tudo o que você precisa saber!

O que é Graylog?

O Graylog é uma plataforma web de código aberto que apresenta recursos focados no gerenciamento dos logs dentro da sua empresa. A partir disso, evita-se tanto a perda de dados quanto a gestão dos tantos logs do projeto.

Os logs são dados sigilosos e muitas vezes cruciais na hora de otimizar o tempo. Portanto, o seu papel durante a realização do projeto é imprescindível, cabendo ao gestor do projeto realizar o acompanhamento dos logs.

Ao mesmo tempo, dificilmente um único gestor consegue acompanhar os logs feitos por diferentes usuários da rede. Mesmo dividindo a tarefa, a falta de uma plataforma web própria pode fazer diferença aos buscar melhores resultados.

Neste sentido, o Graylog surge como uma ferramenta web focada unicamente em gerenciar os logs. A partir deste painel web, o gestor encontra diferentes logs e ao mesmo pode personalizar o ambiente, tendo diferentes filtros sempre à disposição.

Por que utilizar o Graylog para gerenciar logs?

Além do Graylog ser o melhor software de gerenciamento de logs, há ainda outros motivos para você usá-lo na hora de administrar os logs do seu projeto.

Para entender melhor, veja abaixo as principais razões para escolher o Graylog!

1. Sistema web para gestão

Com todos os recursos devidamente integrados às máquinas da empresa, você tem o acesso a um sistema web para gerenciar tudo em poucos cliques, aplicando filtros e buscando períodos específicos de tempo.

2. Evite a perda de dados

A partir do controle eficiente dos logs, você não perderá dados importantes. Seja por falhas nas redes, desatenção dos colaboradores ou falta de organização, todos os erros chegam ao fim graças aos recursos do Graylog.

3. Emita gráficos personalizados

Em diferentes momentos, o uso de gráficos é uma excelente alternativa para entender padrões e ter insights relevantes ao projeto. Felizmente, você emite gráficos e relatórios a partir de filtros definidos por você em poucos cliques!

Ficou interessado no Graylog? Conheça nosso trabalho de instalação e suporte da solução!

 

graylog, Linux


Paulo Henrique Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.