GNOME Extensions: como funcionam e guia para começar a usar

O GNOME Extensions é uma grande adição ao GNOME padrão. Na prática, com essas extensões, todo usuário consegue personalizar a interface e todos os recursos presentes neste ambiente, mudando o gerenciamento de janelas e inicialização dos aplicativos.

Hoje, a instalação de toda extensão acontece em poucos cliques. Isso tem tornado esse recurso cada vez mais popular e conhecido entre os desenvolvedores, especialmente os recém-adeptos às vantagens do Linux e do modelo open source. Mesmo assim, ainda há dúvidas sobre o assunto.

Justamente por isso, hoje a Linux Solutions preparou este conteúdo e reuniu as respostas para todas as dúvidas envolvendo o GNOME Extensions. Portanto, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!

Como funcionam as extensões GNOME?

As extensões GNOME funcionam de modo bastante semelhante aos add-ons do Chrome, do Mozilla e outros programas que agregam aplicativos e funções extras.

Nos exemplos acima, você precisa ir a uma página específica, procurar a extensão que ajuda ou cumpre determinada função, baixá-la e por fim colocar este novo componente integrado ao programa em questão, como browser, aplicativo ou ambiente virtual, como no caso do GNOME.

Especialmente no caso do GNOME, as extensões funcionam bem parecido, mas há ressalvas. Além de ir ao site e baixar a extensão preterida, você pode encontrar formas diferentes para instalar. Inclusive, há diferentes meios para instalar as GNOME Extensions dependendo da sua distro.

Guia para instalar GNOME extensions

O primeiro passo é garantir que o suporte aos add-ons do GNOME esteja funcional. Para isso, você deve seguir alguns passos dependendo do seu browser.

Caso use o Mozilla, basta ir ao site de add-ons do navegador e adicionar GNOME shell. Para Chrome, Vivaldi e Chromium, você pode utilizar o web chrome store para integrar o browser ao GNOME.

Por fim, abra um terminal de texto e execute o comando sudo apt install chrome-gnome-shell. Feito isso, você já pode seguir o passo a passo abaixo para instalar o GNOME Extensions!

1. Acesse o portal GNOME Extensions

Antes de mais nada, você deve ir ao portal do GNOME Extensions, que reúne as principais expansões já lançadas. Neste site, você não só personaliza o seu ambiente, como também vê quais extensões já estão instaladas.

2. Clique na extensão a ser instalada

Ao escolher a extensão GNOME buscada, você precisa clicar na chave, que pode ser encontrada na página. Caso ela esteja em off, a extensão está desativada, enquanto o on significa que ela será baixada!

3. Baixe e instale a extensão GNOME

Ao colocar a chave em on, você precisa baixar e instalar a nova extensão do GNOME. Ao fim do processo, a extensão já está funcional no seu ambiente de trabalho.

Gostou do que leu? Leia mais artigos em nosso blog!

 

GNOME Extensions, Linux


Paulo Henrique Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.