Como garantir a segurança dos e- mails corporativos da empresa

segurancaemailInfelizmente, todos os dias, recebemos e-mails maliciosos contendo vírus ou spywares infiltrados neles, o que tem se revelado um verdadeiro transtorno em algumas empresas que precisam lidar com dados extremamente sigilosos de seus clientes.

É muito importante, portanto, saber como tomar medidas que aumentem a segurança, e-mailcorporativo ou pessoal. Veja agora mesmo algumas dicas preventivas. Afinal, não adianta querer trancar a fechadura depois que o ladrão já se instalou, não é mesmo?

Como tornar suas caixas de e-mail seguras

O primeiro passo essencial quando falamos de segurança no seu computador que tem acesso à internet é ter um antivírus eficiente no geral. O ideal seria ter mais um outro antivírus especifico para e-mails. Esses antivírus protegem seu computador de ataques do tipo “keylogger” que capturam os dados digitados em seu teclado.

Práticas comum de segurança


1. Crie senhas fortes

Muitas pessoas pecam ao criar a mesma senha para maioria dos serviços da web, e, pior, senhas óbvias, como data de aniversários. Uma vez que um hacker descubra essa senha, ele terá acesso a todos os seus dados. Ao criar uma senha, utilize letras maiúsculas e minúsculas e, se possível, caracteres diferenciados como “#” ; “ @” ou “ / ”.

2. Verificação em 2 etapas

É possível solicitar a verificação em 2 etapas: quando houver qualquer tentativa de login na sua conta, você receberá, então, um código no seu celular confirmando que você está tentando logar e não um hacker. É só optar por essa configuração na hora de criar sua senha.

3. Não clique em links desconhecidos

Se você recebeu um e-mail de um destinatário desconhecido, jamais clique em links que estejam no corpo desses e-mails, principalmente aqueles que se identificam como de instituições como Serasa, Cartórios ou Bancos. Essas instituições não enviam e-mails para cobrar nada ou pedir verificação de dados cadastrais.

4. Atualizações

Mantenha sempre seu sistema operacional e seu navegador de internet (Google Chrome ou Mozilla Firefox) atualizados. Isso também evita que o seu computador fique desprotegido.

5. Limpeza de dados

Para manter uma navegação mais segura, faça sempre a limpeza de dados. Pressione as teclas Shift + Ctrl + Del e selecione as opções “cachê” e “cookies”.

Software de Segurança

Para que você tenha um e-mail corporativo seguro, além de seguir essas recomendações todas acima, também é recomendável a instalação de softwares, como um Relay de E-mail Linux. Um Relay de E-mail Linux ajuda a proteger sua empresa contra todas as ameaças de e-mail como spam, vírus, phishing e trojans do seu computador. Com uma arquitetura flexível combinada com a gestão de fácil utilização, torna-se simples para você controlar todos os e-mails recebidos e enviados.

Ele é compatível com todos os tipos de agente de transferência de e-mail, como o MS Exchange, Lotus Domino, ou Postfix. Ou você pode executá-lo como dispositivo virtual.

Ele integra com dois motores de antivírus e antispam de alto desempenho e de vários segmentos: Spamassassin e CLAMAV (softwares que são atualizados diariamente).

Conheça nossos serviços

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Oliveira

Zimbra


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento