Como garantir a segurança dos e-mails corporativos da empresa

Não é difícil ver notícias sobre ataques hacker contra empresas. Nos últimos anos, muitos foram os casos. Alguns deles foram noticiados até na grande mídia.

Esses ataques são orquestrados para entrar no que seja a falha de segurança da empresa. Nesse caso, até mesmo a caixa de e-mail de um colaborador pode ser a porta de entrada desse tipo de ataque.

Por isso, é de extrema importância que você saiba como proteger os e-mails corporativos da sua empresa. Afinal, proteger a caixa de e-mail corporativa significa proteger os dados dos seus clientes.

Veja a seguir como fazer para manter a segurança dos e-mails corporativos.

Como tornar suas caixas de e-mail corporativos seguras

Quando falamos em proteção corporativa, estamos falando também de uma cultura de ensino de segurança. Por isso, é muito importante alertar os colaboradores sobre ameaças cibernéticas, bem como ensiná-los sobre se a caixa de e-mail está ameaçada.

Veja a seguir o que fazer para que as caixas de e-mails corporativos da empresa fiquem seguras:

Fortaleça a máquina com o antivírus já instalado

Fortalecer a máquina com o antivírus instalado é o primeiro passo para proteger os e-mails corporativos da empresa. Além disso, certifique-se de que seu colaborador irá mantê-lo sempre atualizado.

Cria a cultura da atualização

Isso mesmo! Além de manter o antivírus atualizado, é imprescindível que outros softwares do computador corporativo estejam com as atualizações em dia também.

Afinal, são as atualizações que cuidam da segurança. Um computador atualizado indica um computador menos propenso a ataques cibernéticos.

Ensine seus colaboradores sobre práticas comuns de segurança

É muito importante que a cultura da segurança seja disseminada em sua empresa para manter os e-mails seguros. Assim sendo, ensine os colaboradores, tanto os que já estão há mais tempo trabalhando com você quanto os novos, a tomarem medidas de segurança.

Medidas essas são:

  1. Crie senhas fortes

Muitas pessoas pecam ao criar a mesma senha para maioria dos serviços da web, e, pior, senhas óbvias, como data de aniversários. Uma vez que um hacker descubra essa senha, ele terá acesso a todos os seus dados.

Ao criar uma senha, utilize letras maiúsculas e minúsculas e, se possível, caracteres diferenciados como “#”, “@” ou “/ ”.

  2. Verificação em 2 etapas

É possível solicitar a verificação em 2 etapas: quando houver qualquer tentativa de login na sua conta, você receberá, então, um código no seu celular confirmando que você está tentando logar e não um hacker. É só optar por essa configuração na hora de criar sua senha.

  3. Não clique em links desconhecidos

Se você recebeu um e-mail de um destinatário desconhecido, jamais clique em links que estejam no corpo desses e-mails. Principalmente aqueles que se identificam como de instituições como Serasa, Cartórios ou Bancos.

Essas instituições não enviam e-mails para cobrar nada ou pedir verificação de dados cadastrais.

Software de Segurança

Para que você tenha um e-mail corporativo seguro, além de seguir essas recomendações todas acima, também é recomendável a instalação de softwares, como um Relay de E-mail Linux. Um Relay de E-mail Linux ajuda a proteger sua empresa contra todas as ameaças de e-mail como spam, vírus, phishing e trojans do seu computador.

Com uma arquitetura flexível combinada com a gestão de fácil utilização, torna-se simples para você controlar todos os e-mails recebidos e enviados.

Ele é compatível com todos os tipos de agente de transferência de e-mail, como o MS Exchange, Lotus Domino, ou Postfix. Ou você pode executá-lo como dispositivo virtual.

Esse software integra com dois motores de antivírus e antispam de alto desempenho e de vários segmentos: Spamassassin e CLAMAV (softwares que são atualizados diariamente).

Projeta os e-mails de sua empresa e ajude a criar um ambiente corporativo mais confiável

Sem dúvida, proteger os e-mails de sua empresa é muito importante. Afinal, nele há dados corporativos sensíveis, como dados de clientes, de colaboradores ou até da própria empresa.

Criar uma cultura de segurança cibernética é essencial. Educar os seus colaboradores quanto a importância de cuidar os links aos quais acessa, manter o computador sempre atualizado é o primeiro passo para a segurança.

Além disso, um software de segurança que ajuda a proteger contra spam, vírus, pishing e trojans pode ser uma boa pedida. Comece hoje a proteger seus e-mails corporativos, a segurança não pode esperar!

Está preocupado também com a segurança da rede da sua empresa? Então conheça a nossa solução de Firewall pfSense® e garanta ainda mais confiança nas suas atividades! Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com a Linux Solutions ou comente abaixo.

Acesse: Proteja sua rede com Firewall pfSense®

 

e-mails corporativos, empresa, Linux, segurança, segurança de e-mails, TI


Paulo Henrique Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.