Bacula – Uma única solução para vários backups

O software de backup é essencial para preservar os dados da empresa em caso de acidente ou falha. Aqui estão as melhores soluções locais – e, portanto, fora da nuvem – para fazer um backup seguro de seus dados no Windows e dicas para escolher o software de backup certo.

Embora confiáveis, as plataformas de armazenamento não são infalíveis nem duradouras. É por isso que o software de backup é essencial para preservar e recuperar seus dados em caso de acidente ou quebra, eventos inevitáveis ​​na vida dos produtos de armazenamento.

Software de backup SQL grátis da Bacula

O SQL Server é um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais populares – se não o mais popular.

Como acontece com qualquer sistema popular, existem diferentes soluções para ajudar no gerenciamento de banco de dados SQL e / ou processos de backup e restauração de banco de dados SQL.

Qualquer banco de dados que possa conter dados importantes deve ter um backup correto, e isso se aplica, é claro, ao seu banco de dados SQL também.

O backup é altamente recomendado para mitigar a maioria – ou mesmo todas – as consequências que vêm com a corrupção ou perda de seu banco de dados.

Algumas soluções de backup tendem a oferecer muitas opções e destinos de backup em um pacote.

Outras soluções de backup são mais sobre o foco em apenas um ou dois destinos de backup de uma vez (por exemplo, trabalhar apenas com bancos de dados SQL Server) com muito mais versatilidade e personalização do que a maioria dos concorrentes “multifuncionais”.

Bacula

Bacula é considerado uma das “várias opções em uma solução” tipo de software, oferecendo software de backup SQL gratuito e uma série de outras opções ao mesmo tempo.

No entanto, apesar de ser um software livre, ele oferece muitos destinos e destinos de backup diferentes, com níveis especialmente altos de versatilidade e personalização.

Normalmente o Bacula Enterprise fornece módulos ou plug-ins para trabalhar com diferentes destinos de backup (diferentes tipos de armazenamento, diferentes tipos de servidor, etc). No entanto, isso não é necessário em alguns casos.

Por exemplo, embora não haja nenhum plug-in específico relacionado a SQL para a versão da Comunidade Bacula, ainda é possível realizar backups de seu banco de dados SQL por meio da conversão de bancos de dados em tipos de arquivo .bak e backup desses arquivos por meio de procedimentos de backup padrão.

Conversão

A conversão de um banco de dados ativo em um tipo de arquivo específico é algumas vezes chamada de “criação de um dump”.

A etapa de preparação do processo é mínima no software de backup SQL gratuito do Bacula, a única coisa que você precisa realizar é adquirir o nível de permissão “sysadmin” no “SQL Server” (mesmo se você tiver privilégios de nível “SYSTEM” no Bacula em geral), e você só pode executar um “despejo” de um banco de dados por vez.

Existem várias maneiras de realizar este processo. O mais fácil inclui executar tudo por meio de um arquivo .bat com sequência de comando específica.

Observe que você deve criar um diretório específico em seu servidor SQL para colocar este arquivo .bat. Neste exemplo, criamos uma pasta C: \ DatabaseBackups e mais um diretório dentro dessa pasta, chamado \ scripts. Nosso nome de arquivo .bat é SQL.bat.

backup, bacula, banco de dados


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 vendas@linuxsolutions.com.br

Agencia de Crescimento