Skip to main content

Backup: Como definir a rotina adequada

backup

O processo de backup dentro de uma empresa é fundamental, pois os seus dados é o que tem de mais importante no seu negócio. Pense na importância que um backup teria caso algo acontecesse com o seu servidor ou até mesmo com a sua empresa, como uma enchente, uma explosão ou qualquer outro desastre que pudesse acometer a sua empresa e causar a perda de todos os seus dados. Sem os dados da sua empresa, talvez não seja possível dar continuidade nas suas atividades empresariais.

Mesmo sendo um assunto tão crítico, existem empresas que ainda não dão a devida importância para tal processo. Se hoje você e sua equipe tem dúvidas em como estruturar uma rotina de backups adequada à realidade da sua empresa, não se preocupe, vamos te ajudar! Acompanhe aqui!

Definindo a sua rotina de backup

Conheça os principais passos para definir a sua rotina de backup:

Local do backup

Para iniciar o seu planejamento, é preciso encontrar o local ideal para que os dados sejam salvos. Existem diversas opções que o mercado oferece, como discos rígidos externos, backup em nuvem e em fita. A sua opção deve ser escolhida baseada na segurança oferecida, na facilidade de acesso aos dados e também no custo x benefício. Você pode ainda optar por mais uma forma de backup, para evitar que seus dados sejam perdidos.

Otimize seu backup

É normal em um conjunto de dados, ter informações repetidas e duplicadas. Caso essas informações, gerem um grande volume de dados, é interessante que os dados duplicados sejam eliminados. Lembre-se que o principal objetivo de um backup é ter seus dados relevantes devidamente seguros, e com dados duplicados você estará gastando recursos de forma redundante.

Periodicidade de backup

Como escolher o melhor horário para criação de um backup? Qual a periodicidade? Essa é a principal dúvida para quem está definindo uma rotina de backup. Tenha em mente os tipos de dados que são trabalhados, se você possui um negócio que realiza transações online em grande volume, como um e-commerce como a amazon.

Se o backup for realizado na noite anterior e você teve um dia inteiro de transações, você certamente perderá um volume de dados importante, sendo aconselhável realizar backups ao longo do dia. Caso você não tenha operações online e atue com poucas transações, o ideal é realizar o backup ao longo do dia ou até mesmo a noite.

Existem empresas que optam por realizar o backup de forma semanal e até mesmo quinzenal, mas tudo isso vai depender do volume de dados trafegados.

Versionamento de backup

Existem duas maneiras de você realizar o backup: Criando um novo arquivo a cada backup, substituindo o anterior ou então realizando o versionamento dos seus arquivos de backup. O versionamento de backup, você não excluirá o backup anterior, você consegue criar uma cadeia de memórias de todas as suas informações, dessa forma, caso algo aconteça, você consegue restaurar todos os seus dados.

Testando seu backup

A partir do momento em que você tenha estabelecido sua rotina de backups, seguindo as melhores práticas adequadas à sua realidade empresarial, você precisa testar o seu backup, para evitar que seus dados estejam corrompidos e no momento em que você mais precisar, eles não possam ser utilizados. Por isso sempre teste seus backups, simulando uma restauração.

Conte para a gente como está a rotina de backups da sua empresa!

Agora aproveite para conhecer a solução de Backup Bacula que a Linux Solutions implementa e suporta. Em caso dúvidas sobre esse assunto, deixe nos comentários abaixo!

Baixe o E-book 50 softwares gratuitos para você ganhar produtividade sem gastar dinheiro

Conheça a solução de Backup Bacula

rotinas

Deixe um comentário