Sistema de gerenciamento de logs: Como funciona?

Logs

Um arquivo de log é um registro contínuo e com registro de data e hora de eventos e mensagens gerados automaticamente por seus sistemas de TI e aplicativos de software. Eles registram o que aconteceu, quando e por quem. Esses eventos e mensagens são gravados em um único arquivo de log ou residem em muitos arquivos localmente ou em locais remotos.

O registro em log é o ato de coletar dados não estruturados como uma trilha de auditoria para análise de causa raiz, bem como transmissão ao vivo de atividade. Eles podem ser encontrados em servidores, computadores, sistemas operacionais, redes, aplicativos, encadeamentos, estruturas de aplicativos e contêineres. Eles podem registrar falhas, exceções, ajudar a depurar erros, identificar violações de segurança e fornecer informações úteis para os desenvolvedores analisarem. Saiba mais!

Como é um log?

Os dados encontrados nos logs podem ser desestruturados e estruturados de várias maneiras. Na sua forma mais básica, há um timestamp, nível e mensagem. Outros detalhes podem incluir o nome do host, tipo de log, aplicativo, tags, endereço IP, endereço MAC e status do soquete TCP. Há também muitos formatos de tipos de log, como o formato de log comum, eventos do Windows, syslog, JSON, Cron e muito mais.

Os logs geralmente são criados pelos desenvolvedores para depurar a operação de um aplicativo ou para entender o comportamento do usuário. Isso significa que os dados dentro da mensagem de log podem variar entre desenvolvedores, aplicativos, fornecedores e sistemas.

O que é gerenciamento de log?

O gerenciamento de logs é a abordagem usada para lidar com grandes volumes de dados de log gerados continuamente por quase todos os dispositivos de computação e aplicativos de software e abrange o processo de coleta de dados, ingestão, agregação de logs, análise, pesquisa, relatórios e armazenamento de longo prazo e retenção.

Com os aplicativos modernos em nuvem e seus logs de infraestrutura crescendo a cada minuto na produção, é crucial ter uma visão final do que está acontecendo dentro do aplicativo, estrutura, contêiner, servidores e dispositivos de rede. Com uma solução de registro adequada, você pode pesquisar rapidamente grandes quantidades de dados, localizar problemas em tempo real com visualizações personalizadas, criar regras e alertas e oferecer suporte à análise e aos relatórios necessários.

Uma solução de gerenciamento de log escalável e centralizada deve automatizar esse processo e permitir que o monitoramento, alertas, relatórios e insights necessários permitam que suas operações de negócios prosperem com o mínimo de problemas de produção e de servidor.

O gerenciamento de log permite que os usuários criem suas próprias regras, visualizações e alertas para que os padrões possam ser facilmente reconhecidos e os dados sejam contextuais e acionáveis. Para operações de rede e operações de segurança, o gerenciamento de logs ajuda a detectar problemas e padrões proativamente, de modo que a equipe possa intervir e resolver antes que os problemas aumentem. As equipes aumentam sua eficiência operacional usando ferramentas inteligentes de gerenciamento de registros.

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Paulo Henrique Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

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