Introdução ao ITIL: Primeiros passos!
Se você é familiarizado com a área de TI, já deve ter ouvido falar anteriormente sobre ITIL, mesmo que levemente. Agora, você sabe o que é, de fato, o ITIL?
ITIL: Uma biblioteca de soluções
O significado da sigla ITIL é Information Technology Infrastructure Library. Isso significa que essa biblioteca é, na verdade, um banco de dados enorme, uma espécie de “manual de boas práticas” para processos de TI.
Nela, você encontrará diversas maneiras eficientes de elaborar serviços que respondam às necessidades do empreendimento em questão da maneira mais otimizada possível.
Por que a ITIL é importante?
Padronizar processos de acordo com algo que é reconhecido mundialmente é sinônimo de otimização de processos. Quando elaboramos e consertamos serviços sozinhos, conseguimos facilmente nos guiar em nossos códigos, porque sabemos como elaboramos as funções.
No entanto, quando falamos em implementar soluções em um empreendimento, é fundamental entender que há uma equipe cuidando disso, além dos usuários, e cada um desses indivíduos tem uma preferência.
Quando isso não é padronizado, o sistema fica mais propenso a bugs, e não fica mais tão simples identificar o que é erro de software, o que é erro de hardware, e o que é apenas decorrência de um usuário confuso.
Em suma, a ITIL aparece como uma forma de padronizar e organizar o TI, e traz consigo uma quantidade considerável de benefícios. Dentre eles, podemos listar:
- Facilita a comunicação da equipe, acelerando desenvolvimentos.
- Torna mais fácil a identificação de erros e a definição de prioridades.
- Facilita também a comunicação entre a equipe de TI e a empresa na qual as soluções estão sendo aplicadas.
- Possibilita prospecções de desenvolvimento, maior organização de prazos e metas a serem cumpridas no desenvolvimento, e facilita a visualização de etapas.
- Possibilita que mais de um profissional trabalhe em uma mesma etapa sem conflitos no código.
- Facilita o diagnóstico de erros não apenas durante o desenvolvimento, como na fase de testes, implementação e execução.
- Facilita o desenvolvimento de um inventário preciso, cujo controle é fundamental, especialmente no momento de gerenciar imprevistos.
Essas são apenas algumas das vantagens de implementar a ITIL como um padrão a ser seguido pelo staff.
Focada em serviços, a ITIL foi elaborada para a otimização de processos, no entanto, não podemos excluir um fator importante para sua implementação em seus serviços de TI. Quando falamos em um sistema que gerencia melhor os riscos, sabe diagnosticar mais rapidamente problemas e solucioná-los, não falamos apenas de tempo economizado.
Falamos também na economia monetária. Com um gerenciamento adequado de todos os processos do TI, é possível garantir o desperdício mínimo de peças, menores (mas mais relevantes) alterações em sistemas já implementados, soluções rápidas e atendimento eficiente.
Isso é vantagem não apenas para as empresas que já possuem um setor de TI em seu estabelecimento, que, assim, ficam menos tempo enfrentando problemas no sistema, que podem acarretar em diversos malefícios, como também para serviços terceirizados, que podem implementar suas soluções de maneira mais eficiente dentro do prazo.
Conclusão
Como podemos ver, investir em ITIL e boas práticas de TI traz retornos a médio e longo prazo para as organizações de todos os tamanhos. É importante que os gestores não vejam mais o investimento em TI como um custo, e sim como algo extremamente importante para a continuidade de seu negócio no mercado.